Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1126348
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA-PAIVA, C. A.
dc.contributor.authorCOTA, L. V.
dc.contributor.authorMARRIEL, I. E.
dc.contributor.authorGOMES, E. A.
dc.contributor.authorSOUSA, S. M. de
dc.contributor.authorLANA, U. G. de P.
dc.contributor.authorSANTOS, F. C. dos
dc.contributor.authorPINTO JUNIOR, A. S.
dc.contributor.authorALVES, V. M. C.
dc.date.accessioned2020-11-07T09:07:00Z-
dc.date.available2020-11-07T09:07:00Z-
dc.date.created2020-11-06
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationSete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2020.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1126348-
dc.descriptionO Brasil tem destaque na área plantada e na produção de milho e soja, que se concentra na região dos Cerrados, onde os solos são predominantemente ácidos, pobres em nutrientes, com ênfase no fósforo (P). A equipe da Embrapa Milho e Sorgo vem pesquisando e selecionando microrganismos solubilizadores de fosfato há quase 20 anos. Resultados destes anos de pesquisa culminaram com o desenvolvimento do produto comercial BiomaPhos®. Este trabalho teve como objetivo a realização de uma análise da viabilidade técnica e econômica da aplicação do BiomaPhos® no rendimento das culturas do milho e soja em diferentes regiões produtoras do País, para fins de recomendação agrícola e expansão de seu uso. Os experimentos foram conduzidos em áreas de produção comercial de milho e soja nos estados da Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para a cultura do milho, em todos os locais a produção de grãos foi maior nas áreas inoculadas. Considerando todos os locais de avaliação, o ganho médio de produção foi de 8,6% e média de 11,9 sacas/ha, e o custo médio da aplicação foi 1,7 sc/ ha de milho. Para a cultura da soja, em todas as lavouras, a produção foi maior na área inoculada. Considerando todos os locais de avaliação, o ganho médio foi de 6,3% e os ganhos médios foram de 4,3 sacas/ha. O custo médio da aplicação do inoculante foi 0,7 sc/ha de soja. A aplicação do inoculante BiomaPhos® na dose 100 mL/ha na semente resultou em ganhos significativos de produção nas culturas do milho e da soja. Os ganhos médios com a aplicação do produto foram 7 e 6,1 vezes o custo de aplicação, no milho e na soja, respectivamente. A publicação representa uma contribuição para atingir a meta ODS 12, que visa garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas resilientes, que aumentem a produtividade e a produção, que ajudem a manter os ecossistemas, que fortaleçam a capacidade de adaptação às mudanças climáticas, às condições meteorológicas extremas, secas, inundações e outros desastres, e que melhorem progressivamente a qualidade da terra e do solo.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 210).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProdução de grãos
dc.subjectSelo ODS 12pt_BR
dc.subjectAgenda 2030pt_BR
dc.subjectObjetivo de desenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleViabilidade técnica e econômica do Biomaphos® (Bacillus subtilis CNPMS B2084 e Bacillus megaterium CNPMS B119) nas culturas de milho e soja.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroInoculante
dc.subject.thesagroInoculação
dc.subject.thesagroSolubilização
dc.description.notesODS 12.pt_BR
dc.format.extent220 p.
riaa.ainfo.id1126348
riaa.ainfo.lastupdate2020-11-06
dc.contributor.institutionCHRISTIANE ABREU DE OLIVEIRA PAIVA, CNPMS
dc.contributor.institutionLUCIANO VIANA COTA, CNPMSpt_BR
dc.contributor.institutionIVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMSpt_BR
dc.contributor.institutionELIANE APARECIDA GOMES, CNPMSpt_BR
dc.contributor.institutionSYLVIA MORAIS DE SOUSA TINOCO, CNPMSpt_BR
dc.contributor.institutionUBIRACI GOMES DE PAULA LANA, CNPMSpt_BR
dc.contributor.institutionFLAVIA CRISTINA DOS SANTOS, CNPMSpt_BR
dc.contributor.institutionARTUR SOARES PINTO JUNIOR, Simbiose - Indústria e Comércio de Fertilizantes e Insumos Microbiológicospt_BR
dc.contributor.institutionVERA MARIA CARVALHO ALVES, CNPMS.pt_BR
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Bol-210.pdf1.15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace