Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1125806
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSALOMAO, A. N.
dc.contributor.authorSANTOS, I. R. I.
dc.contributor.authorJOSE, S. C. B. R.
dc.date.accessioned2020-10-24T09:03:32Z-
dc.date.available2020-10-24T09:03:32Z-
dc.date.created2020-10-23
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationBrasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1125806-
dc.descriptionDurante a conservação a -20 °C, sementes aleuro-lipídicas podem perder, gradativamente a germinabilidade e a viabilidade. Nesse trabalho, foi avaliado o efeito da exposição a -20 °C, por períodos que variaram de 11 a 25 anos, em sementes de 19 acessos de espécies do gênero Copaifera L., com teores de água de 5,6% a 10,5%. Após o congelamento, houve redução significativa (P<0,05) na germinabilidade de três amostras e aumento significativo (P<0,05) do percentual germinativo de uma amostra. Houve decréscimo, não significativo (P<0,05), do potencial fisiológico em sementes de 11 amostras, após exposição a -20 °C, podendo ser, provavelmente, indício de deterioração do material. Em contraste, o armazenamento a -20 °C, acondicionando-se as sementes em embalagens trifoliadas, manteve a integridade física do material. Não foram verificados danos aparentes nas estruturas externas das sementes, as quais mantiveram suas características morfológicas e tampouco induziu anormalidades distintas daquelas observadas antes do congelamento, no desenvolvimento das fases pósseminais. Aos 20 dias após semeio (DAS), verificou-se heterogeneidade no desenvolvimento das plântulas das 19 amostras, tanto antes quanto após o congelamento das sementes. As sementes das amostras de C. depilis e Copaifera spp. apresentaram maior armazenabilidade e as sementes da maioria das amostras de C. langsdorffii, C. langsdorffii var. grandifolia, C. langsdorffii var. langsdorffii e C. oblongifolia, tiveram a integridade biológica comprometida com perda gradual do potencial fisiológico, após congelamento. Para as espécies de Copaifera L., perenes, com sementes aleuro-oleaginosas e que não têm Bancos Ativos de Germoplasma, sugere a criopreservação a -196 ºC como método apropriado a conservação ex situ de seu germoplasma semente.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 365.)
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSeed
dc.titleAvaliação de amostras de espécies do gênero Copaifera L. após armazenamento a - 20 °C por períodos de 11 a 25 anos.
dc.title.alternativeEvaluation of samples of species of the genus Copaifera L. at - 20 °C. after periods of 11 to 25 years.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroGerminação
dc.subject.thesagroConservação
dc.subject.thesagroCongelamento
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.nalthesaurusGermination
dc.subject.nalthesaurusFreezing
riaa.ainfo.id1125806
riaa.ainfo.lastupdate2020-12-10 -02:00:00
dc.contributor.institutionANTONIETA NASSIF SALOMAO, Cenargen; IZULME RITA IMACULADA SANTOS, Cenargen; SOLANGE CARVALHO B ROVERI JOSE, Cenargen.
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CENARGEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Boletim-copaifera-365-final.pdf2.3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace