Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1125791
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMELO, T. O. de
dc.contributor.authorMARQUES, F. A.
dc.contributor.authorWENDLING, I.
dc.contributor.authorKOPKA, J.
dc.contributor.authorERBAN, A.
dc.contributor.authorHANSEL, F. A.
dc.date.accessioned2020-10-23T09:05:28Z-
dc.date.available2020-10-23T09:05:28Z-
dc.date.created2020-10-23
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationColombo: Embrapa Florestas, 2020.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1125791-
dc.descriptionA erva-mate (Ilex paraguariensis A. St. Hill.) é uma espécie nativa da Floresta Ombrófila Mista, de grande importância socioeconômica, cultural e ambiental para a região Sul do Brasil, Paraguai e Argentina (Fowler; Sturion, 2000), de ocorrência natural no Brasil, Argentina, Paraguai e em algumas regiões do Uruguai (Oliveira; Rotta, 1985). A erva-mate é ingerida após o preparo de infusões das suas folhas verdes secas ou tostadas a quente ou a frio (Bracesco et al., 2011) e o seu consumo se deve principalmente ao sabor e aos diversos efeitos benéficos à saúde, devido à presença de compostos bioativos como as xantinas (e.g., cafeína) e compostos fenólicos (e.g., ácido clorogênico). Recentemente, a erva-mate vem ganhando destaque como produto de exportação brasileira para diversos países com potencial para o seu uso na indústria farmacêutica e alimentícia (Márquez et al., 2013; Cardozo Junior; Morand, 2016; Matei et al., 2016). Os plantios de erva-mate provenientes de sementes apresentam grande heterogeneidade, sendo a utilização da propagação vegetativa para a produção comercial de mudas um fator importante para a formação de plantios de alta produtividade e uniformidade, com possibilidade de melhoria da qualidade dos produtos obtidos em relação aos componentes bioativos, e possibilidade de produção de mudas durante todo o ano, por meio de plantas matrizes mantidas em viveiro, em sistemas de canaletão.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Florestas. Comunicado técnico, 458).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectErva-mate
dc.subjectTecido foliar
dc.subjectExtrato metanólico
dc.titleCompostos presentes em extrato metanólico de tecido foliar de erva-mate, por meio da cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroIlex Paraguariensis
dc.subject.thesagroCromatografia
dc.subject.thesagroEspectrometria
dc.subject.thesagroPropagação Vegetativa
dc.subject.thesagroProdução
dc.format.extent219 p.
riaa.ainfo.id1125791
riaa.ainfo.lastupdate2020-10-26 -03:00:00
dc.contributor.institutionTAMIRES OLIVEIRA DE MELO, HERBARIUM; FRANCISCO ASSIS MARQUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA; IVAR WENDLING, CNPF; JOACHIM KOPKA, INSTITUTO MAX PLANCK, POTSDAM, ALEMANHA; ALEXANDER ERBAN, INSTITUTO MAX PLANCK, POTSDAM, ALEMANHA; FABRICIO AUGUSTO HANSEL, CNPF.
Aparece en las colecciones:Comunicado Técnico (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CT-458-1854-final-2.pdf555.51 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace