Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1125508
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLOURENÇON, T. V.
dc.contributor.authorMAGALHAES, W. L. E.
dc.date.accessioned2020-10-15T09:04:07Z-
dc.date.available2020-10-15T09:04:07Z-
dc.date.created2020-10-14
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationColombo: Embrapa Florestas, 2020.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1125508-
dc.descriptionA lignina é um dos principais cons- tituintes da madeira e também está presente em diversos vegetais, em quantidades que variam bastante. Na madeira estão presentes também com- ponentes majoritários como celulose e hemicelulose, somados a componentes não estruturais conhecidos como extra- tivos e compostos inorgânicos. A lignina é o material aromático renovável mais abundante na Terra e o segundo polímero orgânico mais abundante depois da celulose (Hatakka, 2001). Além disso, é conhecida por sua estrutura amorfa tridimensional, consti- tuída por unidades fenilpropano metoxi- ladas (Chakar; Ragauskas, 2004). Segundo Gellerstedt e Henriksson (2008), a lignina apresenta uma estrutura altamente irregular em comparação com a da celulose. Também é conhecida por apresentar grandes diferenças na ma- deira (onde é conhecida como protolig- nina ou lignina in situ) e após o processo de isolamento, que sempre envolve um mecanismo de despolimerização. A lignina na planta apresenta como uma das principais funções a sustenta- ção mecânica, sendo responsável pela rigidez e, por isso, é conhecida como ?cimento? da madeira. Além disso, é responsável pelo controle dos fluidos no vegetal (Grabber, 2005). Outra im- portante função da lignina, amplamente afirmada na literatura, é a de proteger a planta contra ataques de microorganis- mos (Habermeht; Fliegner, 1998). Esse conceito é muitas vezes utilizado com referência à lignina após derrubada da árvore, onde a lignina seria o agente de proteção da madeira, no entanto sem comprovações científicas.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Florestas. Comunicado técnico, 455).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPolímero
dc.subjectBioativo
dc.titleLignina frente a fungos apodrecedores de madeira.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroLignina
dc.subject.thesagroCelulose
dc.subject.thesagroMadeira
dc.subject.thesagroEucalipto
dc.subject.thesagroFungo
dc.subject.nalthesaurusLignin
dc.format.extent26 p.
riaa.ainfo.id1125508
riaa.ainfo.lastupdate2020-10-16 -03:00:00
dc.contributor.institutionTAINISE VERGARA LOURENÇON, AALTO UNIVERSITY, FINLÂNDIA; WASHINGTON LUIZ ESTEVES MAGALHAES, CNPF.
Aparece en las colecciones:Comunicado Técnico (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CT-455-1872-final-2.pdf715.46 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace