Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1124389
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCOSTA NETO, G. M. F.
dc.contributor.authorDUARTE, J. B.
dc.contributor.authorCASTRO, A. P. de
dc.contributor.authorHEINEMANN, A. B.
dc.date.accessioned2020-08-19T06:01:10Z-
dc.date.available2020-08-19T06:01:10Z-
dc.date.created2020-08-18
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationSanto Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2020.
dc.identifier.issn1678-9601
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1124389-
dc.descriptionA identificação dos fatores causais da interação genótipo x ambiente (GE) e a quantificação destes sobre a variação residual, não explicada pelos efeitos principais, são elementos-chave para o entendimento da adaptação fenotípica. Nos programas de melhoramento há a necessidade da tomada de decisões, como selecionar as linhagens nos ensaios multiambientais (MET). Métodos analíticos vinculados a protocolos de ambientipagem (caracterização ambiental) possibilitam inferências úteis à tomada de decisão, como a identificação de fatores ambientais e genotípicos determinantes da interação GE, a adaptabilidade e a estabilidade contempladas em função de fatores climáticos, edáficos e bióticos, a localização geográfica e o manejo cultural, a perspectiva de avaliação genotípica integrada a sistemas de informação geográfica (SIG), otimizando o processo de recomendação por meio de interface simplificada e dinâmica, baseada em mapas e identificação indireta de cultivares passíveis de utilização como genitores em programas de melhoramento para estresses bióticos e abióticos. O uso de regressões analíticas na avaliação genotípica, dentre elas a regressão fatorial e a regressão por quadrados mínimos parciais, tem contribuído para o avanço na seleção de genótipos. Também o uso de informações ambientais pode ser útil para o aumento da acurácia preditiva em plataformas de seleção genômica voltadas para MET. Este estudo aborda o uso de informações ambientais para o entendimento dos fatores causais da interação GE e de um método que otimize a avaliação de genótipos e facilite a recomendação de cultivares.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Arroz e Feijão. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 56).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRegressão analítica
dc.subjectInteração genótipo x ambiente
dc.titleUso de informações ambientais na modelagem e interpretação da interação genótipo x ambiente: revisão bibliográfica.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroInteração Genética
dc.subject.thesagroGenótipo
dc.subject.thesagroSistema de Informação Geográfica
dc.subject.thesagroCondição Ambiental
dc.subject.nalthesaurusGenotype-environment interaction
dc.subject.nalthesaurusRegression analysis
dc.subject.nalthesaurusGeographic information systems
dc.format.extent246 p.
riaa.ainfo.id1124389
riaa.ainfo.lastupdate2020-08-18
dc.contributor.institutionGERMANO MARTINS FERREIRA COSTA NETO, doutorando USP; JOAO BATISTA DUARTE, UFG; ADRIANO PEREIRA DE CASTRO, CNPAF; ALEXANDRE BRYAN HEINEMANN, CNPAF.
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPAF-2020-BPD56.pdf1.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace