Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1123418
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorREIS FILHO, W.
dc.contributor.authorNICKELE, M. A.
dc.contributor.authorPENTEADO, S. do R. C.
dc.contributor.authorSILVA, L. C. R. da
dc.contributor.authorQUEIROZ, E C. de
dc.date.accessioned2021-10-22T01:01:41Z-
dc.date.available2021-10-22T01:01:41Z-
dc.date.created2020-06-23
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationColombo: Embrapa Florestas, 2020.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1123418-
dc.descriptionEste documento foi produzido a partir de uma demanda da Itaipu Binacional para facilitar a troca de informações entre os funcionários da empresa que trabalham direta e indiretamente com a recuperação e monitoramento de suas áreas, além de atuarem junto à comunidade lindeira. Há vários questionamentos em relação à ocorrência das formigas cortadeiras, que são insetos desfolhadores e que podem apresentar grande importância econômica em áreas de plantios agrícolas e florestais. Trata-se dos resultados do projeto de pesquisa ?Ocorrência e dinâmica populacional da mirmecofauna, desenvolvido na região do reservatório da Itaipu Binacional, em função de diferentes estágios de recuperação da área de preservação permanente?, executado pela Embrapa Florestas, em parceria com a Itaipu Binacional e Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) e apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo do projeto foi estudar a diversidade e dinâmica populacional da mirmecofauna relacionada com a restauração florestal, na região do entorno do Reservatório da Itaipu Binacional e em áreas adjacentes. Desta forma, foi possível determinar a dinâmica populacional de ninhos de formigas cortadeiras dos gêneros Atta e Acromyrmex, além de avaliar a diversidade de formigas de solo indicadoras de cada área. Estas serviram de parâmetro para verificar a eficácia das técnicas de restauração florestal utilizadas na Faixa de Proteção do Reservatório da Itaipu Binacional, comparando a riqueza e composição de espécies de formigas com áreas adjacentes, como a floresta primária do Parque Nacional do Iguaçu, APPs em propriedade rural e áreas de agricultura.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Florestas. Documentos, 334).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFormiga cortadeira
dc.subjectBioindicador
dc.titleComunidade de formigas nas faixas de proteção do reservatório da Itaipu Binacional e em áreas adjacentes: recomendações para o manejo.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroPraga
dc.subject.thesagroManejo
dc.subject.nalthesaurusAcromyrmex
dc.subject.nalthesaurusAtta
dc.format.extent233 p.
riaa.ainfo.id1123418
riaa.ainfo.lastupdate2021-10-21
dc.contributor.institutionWilson Reis Filho, Epagri / Embrapa Florestas; Mariane Aparecida Nickele, Pós-doutoranda na UFPR; SUSETE DO ROCIO CHIARELLO PENTEADO, CNPF; Luis Cesar Rodrigues da Silva, Itaipu Bibacional; Elisiane Castro de Queiroz, Funcema.
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro-Doc-334-1813-corrigido-2-4.pdf9.91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace