Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1123409
Title: Conformidade de requisitos de qualidade tecnológica de trigo para exportação produzido no Rio Grande do Sul, safras 2015, 2016 e 2017.
Authors: GUARIENTI, E. M.
PIRES, J. L. F.
CUNHA, G. R. da
MIRANDA, M. Z. de
NICOLAU, M.
TIBOLA, C. S.
PASINATO, A.
SANTOS, I. B. S. dos S.
Affiliation: ELIANA MARIA GUARIENTI, CNPT
ALDEMIR PASINATO, CNPT
ÍNDIO BRASIL SILVA DOS SANTOS, Administrador de empresas, sócio proprietário da Solo Corretora de Cereais, Ijuí, RS.
JOAO LEONARDO FERNANDES PIRES, CNPT
GILBERTO ROCCA DA CUNHA, CNPT
MARTHA ZAVARIZ DE MIRANDA, CNPT
MARCIO NICOLAU, CNPT
CASIANE SALETE TIBOLA, CNPT
Date Issued: 2020
Citation: Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2020.
Description: A exportação de trigo tem sido considerada uma alternativa para alavancar a produção desse cereal no Brasil. Em destaque, visando à ocupação de áreas que permanecem ociosas ou com pouca agregação de renda nos estabelecimentos rurais durante a safra de inverno no Sul do País. Os objetivos deste trabalho foram: avaliar a conformidade da qualidade tecnológica de trigo produzido para comercialização no Rio Grande do Sul, nas safras 2015, 2016 e 2017, quanto aos requisitos de três cenários de exportação e identificar as principais causas de não conformidade e apontar sugestões para minimizá-las. Os resultados permitiram caracterizar as safras e as regiões que possuem representação na produção comercializável de trigo no Rio Grande do Sul. Foi possível avaliar o grau de conformidade do produto obtido com os diferentes cenários de comercialização para exportação. Entre os resultados e as conclusões obtidos, destacam-se: maior conformidade dos padrões de qualidade de trigo destinado à exportação, quando considerados critérios dependentes das condições de armazenagem do que aqueles que são influenciados pelo ambiente na fase de produção e colheita; a conformidade varia com a região de produção, sendo as não conformidades relacionadas com a armazenagem mais facilmente passiveis de correção; e, com destaque, que o trigo para exportação com origem no Rio Grande do Sul pode ser produzido com maior nível de sucesso no atendimento aos requisitos na seguinte ordem: destinado à alimentação animal (trigo feed) seguido por trigo para fins de moagem (trigo milling ? padrões que atendem a países da Ásia, África e Oriente Médio) e trigo para fins de moagem (trigo milling ? contrato padrão da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais - ANAC).
Thesagro: Trigo
Exportação
Cereal
Keywords: Linhagens
Cultivares de trigo
Series/Report no.: (Embrapa Trigo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 94).
ISSN: 1677-8901
Language: Portugues
Type of Material: Livros
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD94-Eliana-completo.pdf10,28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace