Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1122743
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, M. F. de
dc.contributor.authorASSIS, R, L. de
dc.contributor.authorNETTO, D. A. M.
dc.date.accessioned2020-05-29T04:51:24Z-
dc.date.available2020-05-29T04:51:24Z-
dc.date.created2020-05-28
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationSete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2020.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1122743-
dc.descriptionAs mudanças na sociedade moderna direcionam para hábitos e costumes contemporâneos focados na conscientização e usos de recursos com preservação do ambiente. Na atividade agropecuária, sobretudo em um país de dimensão continental nos trópicos como o Brasil, estas mudanças imprimem conceitos e práticas diferenciadas, baseados na bioeconomia, e admitindo progressivamente alternativas de modelos e sistemas de produção, incluindo a economia circular, renovável, verde - para ambientes de uma agricultura rural, periurbana e urbana. A produção de alimentos por técnicas sustentáveis e a preservação ambiental no ambiente rural brasileiro está em expansão e tornando-se uma das relevantes prioridades de agentes privados e públicos. O uso de boas práticas agrícolas que priorizam a conservação da água e do solo, a economia de carbono e de energia, está em crescimento. O atual foco da economia verde, que se apresenta como um crescente ramo dos negócios globais utiliza os princípios da economia circular como os benefícios da reciclagem de resíduos e subprodutos, priorizando a baixa emissão de carbono, eficiência no uso de recursos naturais e construídos pela inteligência humana, inclusão social e produtiva. Neste aspecto, a cultura do milheto ajusta-se a diversos usos na agricultura - como planta de cobertura para o plantio direto, com a produção de palhada (melhora as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo); utilizado na implantação e na recuperação de pastagens; promove a redução da germinação de plantas daninhas; e, tem significativa capacidade de produção de alimentos (volumoso e grãos), especialmente para áreas e regiões com déficit hídrico acentuado. Ainda, é utilizado na produção de biocombustíveis e geração de energia direta, através da queima da biomassa. Este documento aborda alguns aspectos do uso do milheto na agricultura, focando os preceitos da Economia Verde.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 248).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSelo ODSpt_BR
dc.subjectAgenda 2030pt_BR
dc.subjectObjetivo de desenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleMilheto e os preceitos da Economia Verde.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroPennisetum Americanum
dc.subject.thesagroRecurso Energético
dc.subject.thesagroBiomassa
dc.subject.thesagroEtanol
dc.subject.nalthesaurusBiodiesel
dc.description.notesODS.pt_BR
dc.format.extent218 p.
riaa.ainfo.id1122743
riaa.ainfo.lastupdate2020-07-03 -03:00:00
dc.contributor.institutionMAURILIO FERNANDES DE OLIVEIRA, CNPMS; Renato Lara de Assis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano; Dea Alécia Martins Netto, Pesquisadora aposentada da Embrapa Milho e Sorgo.
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
doc-248.pdf2.09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace