Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1120650
Título: Preparo de meristemas apicais de cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum) para estudos de expressão de genes por hibridização in situ.
Autoria: FALCAO, L. L.
NEVES, M. da S.
GOMES, A. C. M. M.
WERNECK, J. O. S.
DUSI, D. M. de A.
MARCELLINO, L. H.
Afiliação: LOENI LUDKE FALCAO, CENARGEN
MICHELLY DA SILVA NEVES
ANA CRISTINA MENESES M GOMES, CENARGEN
JOSEILDE OLIVEIRA SILVA WERNECK, CENARGEN
DIVA MARIA DE ALENCAR DUSI, CENARGEN
LUCILIA HELENA MARCELLINO, CENARGEN.
Ano de publicação: 2019
Referência: Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2019.
Páginas: 17p.
Conteúdo: O cupuaçuzeiro, Theobroma grandiflorum (Willd. ex Spreng.) Schum., é uma espécie nativa da Amazônia que produz uma das frutas mais populares da região, o cupuaçu. Sua polpa tem sabor e aroma muito apreciados, sendo utilizada na fabricação de uma grande diversidade de doces e na preparação de sucos. A partir das amêndoas é possível produzir o cupulate, produto similar ao chocolate. A cultura do cupuaçuzeiro tem relevante importância econômica para a região amazônica. Um dos entraves para esta cultura, no entanto, é a doença vassoura-de-bruxa (VB), causada pelo fungo Moniliophthora perniciosa, que compromete o desenvolvimento e a produção da planta. Este fungo acomete inicialmente as regiões meristemáticas do cupuaçuzeiro, particularmente o meristema da gema apical, causando superbrotamento, hipertrofia e hiperplasia dos tecidos, que acabam morrendo. Para maior entendimento do processo de infecção, genes relacionados à patogênese, particularmente os genes que codificam para as proteínas PR (pathogenesis-related), foram identificados em cupuaçuzeiro. Estudos de expressão temporal e espacial destes genes nos tecidos-alvo da infecção são necessários para acrescentar informações sobre a função de cada um no desenvolvimento da doença. Para tanto, torna-se necessário o estabelecimento de um método eficiente de hibridização in situ que permita identificar os locais e momentos específicos da expressão dos genes de interesse. Neste trabalho foi ajustada metodologia de hibridização in situ em gemas apicais de cupuaçuzeiros, desde a fixação e preparo do material vegetal até as condições de hibridização e pós-hibridização. Gemas apicais de galhos de cupuaçuzeiro foram coletadas e processadas para avaliação morfo-anatômica por microscopia de luz. Fragmento de cDNA de um gene de proteína do tipo PR foi clonado em pGEM®-T Easy e sondas de mRNA senso e antisenso marcadas com digoxigenina, produzidas por transcrição, foram utilizadas para a hibridização in situ em meristemas de cupuaçu. A técnica utilizada mostrou ser viável para a localização da expressão de genes neste tecido.
Thesagro: Cupuaçu
Palavras-chave: Hibridização in situ
Expressão gênica
Meristema apical
Morfologia
Série: (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia / Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 357)
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CENARGEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BoletimCupuacu35712.pdf3.33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace