Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1118795
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Algodão - Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Authors: BELTRÃO, N. E. de M.
SILVA, C. A. D. da
SILVA, O. R. R. F.
CARTAXO, W. V.
VALE, L. S. do
Additional Information: NAPOLEÃO ESBERARD DE MACÊDO BELTRÃO, in memorian; CARLOS ALBERTO DOMINGUES DA SILVA, CNPA; ODILON RENY RIBEIRO FERREIRA SILVA, CNPA; WALTEMILTON VIEIRA CARTAXO, CNPA; LEANDRO SILVA DO VALE, Engenheiro Agrônomo. Doutor em Agronomia.
Title: Cultura oleginosas.
Publisher: In: LUCIANO FEIJÃO XIMENES, L. F.; SILVA, M. S. L. da; BRITO, L. T. de L. (Ed.). Tecnologias de convivência com o semiárido brasileiro. Fortaleza, CE: Banco do Nordeste do Brasil, 2019. (Série BNB Ciência e Tecnologia).
Pages: p. 955-981
Language: pt_BR
Notes: Capítulo 2.
Description: O uso da biomassa para geração de energia tem sido fundamental para o desenvolvimento das civilizações. A biomassa contribui com uma parte significativa do consumo global de energia primária e sua importância tende a aumentar em cenários futuros de energia (VASUDEVAN et al., 2005). A produção de biocombustíveis em biorrefinarias para reduzir a dependência das reservas fósseis é impulsionada por uma série de imperativos estratégicos, incluindo o preço, a natureza finita e a segurança do abastecimento de petróleo. Outros fatores incluem o impacto ambiental negativo dos combustíveis fósseis derivados de óleos minerais se comparado à natureza renovável e sustentável de fontes alternativas de energia de origem vegetal (CARLSSON et al., 2007). Os óleos vegetais da categoria de óleos fixos ou triglicerídeos podem ser transformados em biodiesel por processos químicos, como o craqueamento e a transesterificação.
Thesagro: Biomassa
Energia
Óleo Mineral
Óleo Vegetal
Data Created: 2020-01-15
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CNPA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Culturaoleaginosas.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace