Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1117397
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: LIVIO, D. F.
FIGUEIREDO JÚNIOR, J. M. M. de
PINTO, M. de O.
MAGALHAES, J. V. de
MENEZES, C. B. de
GUIMARÃES, C. T.
COTA, L. V.
DAMASCENO, C. M. B.
SILVA, D. D. da
SCHAFFERT, R. E.
Additional Information: Diego Fernandes Lívio, Bolsista; José Maurílio Moreira de Figueiredo Júnior, Bolsista; MARCOS DE OLIVEIRA PINTO, CNPMS; JURANDIR VIEIRA DE MAGALHAES, CNPMS; CICERO BESERRA DE MENEZES, CNPMS; CLAUDIA TEIXEIRA GUIMARAES, CNPMS; LUCIANO VIANA COTA, CNPMS; CYNTHIA MARIA BORGES DAMASCENO, CNPMS; DAGMA DIONISIA DA SILVA, CNPMS; ROBERT EUGENE SCHAFFERT, CNPMS.
Title: Seleção de fontes de resistência ao míldio, à helmintosporiose e de tolerância ao alumínio em sorgo.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2019.
Pages: 14 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 244).
Language: pt_BR
Description: O sorgo tem sido amplamente produzido em regiões tropicais para alimentação animal, humana e para finalidades de bioenergia, com significativo potencial de expansão no Brasil. Apesar de sua adaptabilidade às áreas marginais, a produtividade da cultura é prejudicada por doenças foliares, com destaques para o míldio (Peronosclerospora sorghi (W. Weston & Uppal)) e a helmitosporiose (Exserohilum turcicum (Pass.) K. J. Leonard & E. G. Suggs), e pela toxidez do alumínio (Al), presente nas áreas do Cerrado brasileiro. A tolerância ao Al é conferida pelo gene SbMATE, que codifica um transportador de citrato da família MATE, cuja seleção assistida é mediada por marcadores aleloespecíficos. Outro exemplo de seleção assistida é realizada com marcadores ligados ao gene Rf, que controla a restauração da fertilidade citoplasmática, facilitando a produção de híbridos de sorgo. Assim, o principal objetivo desse trabalho foi identificar linhagens provenientes do cruzamento entre ATF14B e QL3 com altos níveis de resistência ao míldio e à helmintosporiose em condições de campo. Adicionalmente, as 12 linhagens selecionadas apresentaram o alelo do gene SbMATE que confere tolerância ao alumínio tóxico, notas de melhoramento melhores que a linhagem parental elite ATF14B e foram caracterizadas quanto a presença dos alelos Rf e rf em homozigose, indicando a capacidade de restauração ou não da fertilidade citoplasmática, respectivamente. Com isso, essas linhagens apresentam grande potencial de uso como fontes de resistência às doenças e do alelo de tolerância ao Al para diferentes finalidades no programa de melhoramento de sorgo da Embrapa e de empresas parceiras.
Thesagro: Doença de Planta
Melhoramento Genético Vegetal
Sorghum Bicolor
Variedade Resistente
Data Documento: 2019-12-19
Appears in Collections:Série Documentos (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
doc244.pdf5,44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace