Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1117364
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: CARNEIRO, A. A.
MOREIRA, G. A. dos S.
MEDEIROS, K. M. R.
OLIVEIRA, R. P. de
FERREIRA, C. F.
SOUZA, F. A. de
Additional Information: ANDREA ALMEIDA CARNEIRO, CNPMS; Gleyce Aparecida dos Santos Moreira, Bolsista; Karinne Miranda Rodrigues Medeiros, Estagiária; Rayanne Pereira de Oliveira, Bolsista; Caroline Fonseca Ferrreira, Estagiária; FRANCISCO ADRIANO DE SOUZA, CNPMS.
Title: Indução de culturas de raízes por diferentes linhagens de Agrobacterium rhizogenes em plântulas de Cichorium intybus, Daucus carota, Macroptilium atropurpureum e Plantago sp.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2019.
Pages: 26 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 197).
Language: pt_BR
Keywords: Cultivo de órgãos radiculares
Description: O cultivo de raízes de plantas na ausência de parte aérea, também conhecido, como cultura de órgãos radiculares (COR), tem inúmeras aplicações biotecnológicas. Estas aplicações vão desde a produção de compostos bioativos e fármacos até cultivo de microrganismos. Sistemas baseados em COR são especialmente indicados para a produção de compostos exclusivamente sintetizados em raízes de plantas. Esse sistema permite o crescimento de raízes em condições assépticas, em biorreatores, facilitando assim sua aplicação industrial. A principal forma de se obter COR é através da transformação via infecção de células vegetais com Agrobacterium rhizogenes contento o plamídio Ri T-DNA que causa a doença denominada raízes em cabeleira. A eficiência do processo de transformação depende da virulência da cepa de A. rhizogenes em relação a espécie vegetal. O objetivo deste trabalho é testar e desenvolver protocolos de transformação através da seleção de cepas de A. rhizogenes (R1601, 2659, 8196 e A4) eficientes para obtenção de COR de almeirão (Cichorium intybus), cenoura (Daucus carota), siratro (Macroptilium atropurpureum) e tanchagem (Plantago sp.). Foi possível desenvolver protocolos e selecionar linhagens clonais de COR de todas as espécies vegetais testadas. Para cada espécie vegetal a eficiência do processo de transformação variou com a cepa de A. rhizogenes e com o tipo de tecido utilizado. Até onde sabemos, os protocolos para transformação com Ri T-DNA para siratro foram relatados aqui pela primeira vez, bem com a transformação de cenoura e tanchagem utilizando folhas ao invés de tecido cambial e raízes, respectivamente. do processo de transformação variou com a cepa de A. rhizogenes e com o tipo de tecido utilizado. Até onde sabemos, os protocolos para transformação com Ri T-DNA para siratro foram relatados aqui pela primeira vez, bem com a transformação de cenoura e tanchagem utilizando folhas ao invés de tecido cambial e raízes, respectivamente.
Thesagro: Biotecnologia
Cultura de Tecido
Raiz
Data Documento: 2019-12-19
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol197.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace