Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1117338
Título: Efeitos de bactérias promotoras de crescimento em plântulas de milho sob estresse hídrico induzido por polietilenoglicol 6000.
Autoria: CARVALHO, C. G.
VELLOSO, C. C. V.
GODINHO, B. T. V.
OLIVEIRA-PAIVA, C. A.
GOMES, E. A.
LANA, U. G. de P.
SOUSA, S. M. de
Afiliação: CHAINHENY GOMES CARVALHO, Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM
CAMILA CRISTINA VIEIRA VELLOSO, Universidade Federal de São João del-Rei
BÁRBARA TEMPONI VILARINO GODINHO, Universidade Federal de Lavras
CHRISTIANE ABREU DE OLIVEIRA PAIVA, CNPMS
ELIANE APARECIDA GOMES, CNPMS
UBIRACI GOMES DE PAULA LANA, CNPMS
SYLVIA MORAIS DE SOUSA TINOCO, CNPMS.
Ano de publicação: 2019
Referência: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2019.
Páginas: 29 p.
Conteúdo: O uso de bactérias promotoras do crescimento de plantas (BPCP) vem alcançando maior notoriedade na agricultura sustentável por representar uma alternativa ambientalmente correta e de baixo custo para aumentar a produtividade agrícola, garantir a segurança alimentar e minimizar os efeitos negativos da seca em culturas de importância socioeconômica como o milho. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de duas cepas de Bacillus em plântulas de milho submetidas ao estresse hídrico induzido por polietilenoglicol 6000 (PEG). Sementes de milho foram inoculadas separadamente com duas cepas de Bacillus (B116 e B119) e cultivadas em condições de hidroponia. Sete dias após a inoculação, o estresse hídrico foi induzido por PEG durante três dias. Após o período de estresse, o teor de clorofila foi determinado pelo índice SPAD (Soil Plant Analysis Development) e diversas características radiculares e de peso seco foram avaliadas. As plântulas inoculadas com a cepa B119 na ausência de PEG apresentaram maior volume de raízes superfinas do que as plantas inoculadas com a cepa B116 e o controle negativo não inoculado. Por outro lado, quando as plântulas foram inoculadas com ambas as cepas e submetidas ao estresse hídrico, houve aumento na área de superfície de raízes mais grossas e no peso seco da raiz em relação às plântulas controle não inoculadas. Não foi observada redução do índice SPAD na inoculação com a cepa B119 sob estresse hídrico induzido por PEG. Os resultados indicaram que quando as plântulas de milho foram inoculadas e submetidas ao estresse hídrico induzido por PEG houve redução da área superficial de raízes superfinas e aumento das raízes mais grossas. Esse remodelamento radicular levou a uma menor perda do peso seco total, quando comparado ao controle não inoculado submetido ao estresse hídrico. Os resultados mostraram que as cepas bacterianas avaliadas, B116 e B119, são promissoras como bioinoculantes de plantas, pois promoveram o aumento da tolerância ao estresse hídrico no presente estudo.
Thesagro: Zea Mays
Bactéria
Inoculação
Palavras-chave: Hidroponia
Sustentabilidade
Selo ODS 12
Agenda 2030
Objetivo de desenvolvimento sustentável
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 196).
Notas: ODS 12.
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bol196.pdf1.35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace