Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1116595
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pantanal - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Authors: CAVALCANTI, P. R.
MOTTI, A. C. L.
REIS, W. V. A. dos
SILVA, L. G. da
NICACIO, A. C.
DIAS, F. R. T.
NOGUEIRA, E.
SILVA, J. C. B.
Additional Information: PATRÍCIA RODRIGUES CAVALCANTI, UNESP; ANA CAROLINA LOUVEIRA MOTTI, UCDB; WILLIAN VANIEL ALVES DOS REIS, UFMS; LUCAS GOMES DA SILVA, UCDB; ALESSANDRA CORALLO NICACIO, CNPGC; FERNANDO RODRIGUES TEIXEIRA DIAS, CPAP; ERIKLIS NOGUEIRA, CPAP; JULIANA CORREA BORGES SILVA, CPAP.
Title: Avaliação do sêmen refrigerado bovino durante quinze dias, comparando três diluidores comerciais.
Publisher: Corumbá: Embrapa Pantanal, 2019.
Pages: 8 p.
Series/Report no.: (Embrapa Pantanal. Comunicado Técnico, 112)
Language: pt_BR
Description: O uso de sêmen refrigerado na reprodução bovina tem ganhado destaque em consequência do aumento da inseminação artificial em tempo fixo (IATF) no Brasil, possibilitando a coleta pré-agendada e preparação do sêmen permitindo o melhor uso dessa biotécnica. A principal vantagem que o sêmen refrigerado apresenta é a maior viabilidade espermática, por não passar pelo processo de criopreservação. Recentemente, estudos mostraram maior taxa de prenhez quando comparado ao sêmen congelado, chegando a um aumento de 20% (SILVA et al., 2016, 2017, 2019).
O uso de sêmen refrigerado na reprodução bovina tem ganhado destaque em consequência do aumento da inseminação artificial em tempo fixo (IATF) no Brasil, possibilitando a coleta pré-agendada e preparação do sêmen permitindo o melhor uso dessa biotécnica. A principal vantagem que o sêmen refrigerado apresenta é a maior viabilidade espermática, por não passar pelo processo de criopreservação. Recentemente, estudos mostraram maior taxa de prenhez quando comparado ao sêmen congelado, chegando a um aumento de 20% (SILVA et al., 2016, 2017, 2019). O estudo foi conduzido com objetivo de comparar três diluidores comerciais, sendo dois a base de gema de ovo e um a base de lecitina, durante 15 dias, analisando a viabilidade do sêmen refrigerado, com base na quantidade de espermatozoides vivos, que apresentavam motilidade e vigor espermáticos, avaliados in vitro, pela análise computadorizada (Computer Aided Semen Analysis - CASA) e pelo teste de termorresistência lento modificado (TTR).
Thesagro: Inseminação Artificial
Criopreservação.
Sêmen
NAL Thesaurus: Artificial insemination
Cryopreservation.
Data Documento: 2019-12-10
ISSN: 1981-7231
Appears in Collections:Comunicado Técnico (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacaodosemenrefrigeradobovino2019.pdf395,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace