Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1115572
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: TRINDADE, R. dos S.
GUIMARAES, L. J. M.
SOUZA, I. R. P. de
GUIMARAES, P. E. de O.
SILVA, A. C. A. da
MARIZ, B. L.
RIBEIRO, M. R.
Additional Information: ROBERTO DOS SANTOS TRINDADE, CNPMS; LAURO JOSE MOREIRA GUIMARAES, CNPMS; ISABEL REGINA PRAZERES DE SOUZA, CNPMS; PAULO EVARISTO DE O GUIMARAES, CNPMS; Ana Carolina Aparecida da Silva, Estagiária; Bruna Lopes Mariz, Estagiária; Mariana Rodrigues Ribeiro.
Title: Efeito do avanço de gerações na indução de haploidia em populações-fonte de milho.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2019.
Pages: 22 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 193).
Language: pt_BR
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do avanço de gerações na obtenção de haploides de milho em populações-fonte de diferentes grupos heteróticos. Os genótipos avaliados foram originados de um campo de indução de haploidia implantado na Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, Minas Gerais, em setembro de 2015. Para as avaliações, foram utilizadas 10 populações-fonte, sendo quatro do grupo heterótico Flint e seis do grupo Dent, nas gerações F1 e F2. Para indução, utilizou-se o indutor materno obtido do cruzamento entre plantas do híbrido TAIL P1 x TAIL P2. Para cada população-fonte, foram tomadas sete espigas polinizadas manualmente para avaliação. Foram determinados o número médio de grãos por espiga, o número de sementes haploides, as taxas de indução de haploidia e a expressão do gene R1-navajo, dentre outros caracteres. Para comparação dos dados obtidos entre gerações e grupos heteróticos, utilizouse o teste de Wilcoxon. Identificou-se um maior número de haploides em genótipos do grupo Dent, em comparação com genótipos Flint, mas não foi possível determinar um padrão de redução ou aumento das taxas de indução de haploides em função do avanço de gerações de endogamia. A tecnologia de linhagens duplo-haplóides está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) por ser uma metodologia para acelerar o desenvolvimento de linhagens homozigotas de milho.
Thesagro: Zea Mays
Melhoramento Vegetal
Linhagem
Genética
Data Documento: 2019-11-29
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol193.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace