Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1115306
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Authors: MAEDA, S.
BOGNOLA, I. A.
GOMES, J. B. V.
COSTA, E. R. de O.
Additional Information: SHIZUO MAEDA, CNPF; ITAMAR ANTONIO BOGNOLA, CNPF; JOAO BOSCO VASCONCELLOS GOMES, CNPF; EPITÁGORAS RODSON DE OLIVEIRA COSTA, CEDRELA CONSULTORIA, RIO NEGRINHO, SC.
Title: Aplicação de lodo da reciclagem de papel como fonte de cálcio em solos cultivados com Pinus taeda no planalto sul catarinense.
Publisher: Embrapa Florestas. Comunicado técnico, 441.
Pages: 10 p.
Language: pt_BR
Keywords: Lodo da reciclagem de papel
Plantio florestal
Sustentabilidade
Reciclagem de papel
Description: A disposição de resíduos de processos industriais é um dos grandes desafios das fábricas de celulose e papel. O seu uso como insumo para o plantio florestal é uma forma interessante de disposição, uma vez que resolve o problema legal, ambiental e econômico de destinação, ao mesmo tempo em que contribui para a reposição de nutrientes retirados com a colheita florestal, reciclando nutrientes e mantendo ou melhorando a fertilidade do solo e a sustentabilidade do sítio florestal. Os solos comumente utilizados para os plantios de pinus, como aqueles das classes dos Latossolos, Argissolos, Neossolos Quartzarênicos e Cambissolos são, em sua maioria, ácidos e com baixa disponibilidade de nutrientes e, quando submetidos a amplas extrações de nutrientes pela exploração florestal e adicionalmente sujeitos à processos erosivos e à lixiviação, ocorrem quedas drásticas na qualidade do sitio. Essa tendência pode ser minimizada pela combinação da aplicação de fertilizantes químicos e práticas de manejo florestal, que incluem a aplicação de resíduos orgânicos industriais e urbanos. Nesse contexto, pela sua composição química, o lodo da reciclagem de papel pode produzir importantes mudanças nas propriedades químicas e físicas do solo, tais como a elevação dos níveis de pH e teores trocáveis de Ca, CTC, redução dos teores de Al trocável e melhoria substancial da capacidade de agregação das partículas do solo, entre outros benefícios.
Thesagro: Celulose
Papel
Fertilidade do Solo
Argissolos
Bioquímica do Solo
Cálcio
Manejo
Pinus Taeda
Data Documento: 2019-11-27
Appears in Collections:Comunicado Técnico (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CT4411769final.pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace