Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1114333
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: ALMEIDA, C. O. de
REINHARDT, D. H. R. C.
SOUZA, J. da S.
Additional Information: CLOVIS OLIVEIRA DE ALMEIDA, CNPMF; DOMINGO HAROLDO RUDOLFO C REINHARDT, CNPMF; JOSE DA SILVA SOUZA, CNPMF.
Title: O "milagre" de Umburanas.
Publisher: Cruz das Almas: Embrapa e Mandioca e Fruticultura, 2019.
Pages: 20 p.
Language: pt_BR
Description: abacaxi é único fruto com coroa e, por isso, é também chamado de ?rei dos frutos?, mas, até que se prove o contrário, não é capaz de fazer milagres, assim como qualquer outro fruto ou rei. De origem brasileira, o abacaxi é cultivado no país em diversos polos de produção, estando disperso de Sul ao Norte. Planta com adaptação a diferentes ambientes tropicais e subtropicais, torna viável o seu cultivo até mesmo na região semiárida do Nordeste, sem o uso de irrigação. No entanto, a sua produção econômica é afetada por períodos longos de estiagem, a exemplo daqueles ocorridos de forma contínua, no período de 2012 a 2017, na região de clima semiárido do Nordeste. Apesar das condições climáticas muito desfavoráveis, a produção de abacaxi no município de Umburanas, BA, localizado no coração do semiárido baiano, apresentou um extraordinário salto em 2014, mantendo o mesmo patamar correspondente nos dois anos seguintes. A equipe técnica de abacaxi e do núcleo de assuntos estratégicos da Embrapa Mandioca e Fruticultura, surpresa com a abrupta mudança nos números, passou a dedicar atenção especial ao referido município e, em missão conjunta com uma equipe do IBGE e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), foi a campo para verificar a consistência dos números frente à realidade de cultivo e das condições climáticas predominantes na região. Neste documento, é apresentado um estudo de caso da produção de abacaxi em Umburanas, BA, que evidencia a necessidade do olhar criterioso sobre os dados estatísticos da produção agrícola em geral e do abacaxi em particular, com vistas à tomada de decisões mais acertadas quanto ao planejamento estratégico na área de pesquisa e também na definição de políticas públicas.Alberto Duarte Vilarinhos Chefe-geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura.
9O ?milagre? de Umburanas ResumoA disponibilidade de dados estatísticos confiáveis sobre a produção agrícola é essencial para o planejamento estratégico e o estabelecimento de políticas públicas, com foco na agricultura, nos níveis municipal, estadual, nacional e internacional. É fundamental também para a priorização de ações em projetos de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologias. A equipe técnica que atua em pesquisa com a cultura do abacaxi na Embrapa Mandioca e Fruticultura, atenta à evolução nos polos de produção dessa fruta, ficou surpresa com o repentino aumento nos números da produção de abacaxi no município de Umburanas, BA, sobretudo num período com condições climáticas muito desfavoráveis à produção agrícola e em sistemas de produção sem o concurso da irrigação. Neste documento é relatado o estudo desse caso em dois momentos oportunos ? antes e depois do censo agropecuário de 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para tanto, foi realizada uma comparação entre os dados de área colhida, a produção e o rendimento de abacaxi em Umburanas e Itaberaba, ambos situados no Estado da Bahia, em região de mesmo clima e bioma. Os resultados evidenciam a presença de fortes vieses nos números de Umburanas, o que enfatiza também a necessidade da busca por métodos mais precisos e exatos, bem como menos dependentes da consulta, não aleatória, a informantes locais.
Thesagro: Abacaxi
Produção Agrícola
NAL Thesaurus: Pineapples
Crop production
Data Documento: 2019-11-13
Appears in Collections:Série Documentos (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento238fcnClovisAINFO.pdf385,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace