Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1114191
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Corte - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: RAPOSO, A.
VALLE, C. B. do
JANK, L.
RATIER, S.
BARRIOS, S. C. L.
SANTOS, M. F.
Additional Information: ANDREA RAPOSO, CNPGC; CACILDA BORGES DO VALLE, CNPGC; LIANA JANK, CNPGC; Sandra Ratier; SANZIO CARVALHO LIMA BARRIOS, CNPGC; MATEUS FIGUEIREDO SANTOS, CNPGC.
Title: Determinação do modo de reprodução em Brachiara spp. e Panicum maximum usando microscopia por contraste de interferência em ovários clarificados.
Publisher: Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2019.
Series/Report no.: (Embrapa Gado de Corte. Documentos, 267).
Language: pt_BR
Description: A maioria das plantas superiores se reproduz sexualmente, ou seja, para formação do embrião ocorre a fecundação do óvulo por um gameta masculino. Entretanto, em muitas espécies de gramíneas forrageiras, o embrião se origina por meio de um processo de reprodução assexual via sementes denominado apomixia. Este modo de reprodução possui grande potencial para ser explorado na agricultura, particularmente na produção de sementes híbridas visando à manutenção do vigor híbrido ao longo das gerações. No melhoramento de espécies apomíticas, o cruzamento entre genitores sexuais e apomíticos origina progênies segregando para o modo de reprodução sexual e apomítico. A determinação do modo de reprodução das progênies pode ser realizada por diversas estratégias, uma delas com destaque para as análises citoembriológicas, as quais possibilitam o estudo da morfologia dos ovários das plantas, permitindo separá-las entre sexuais e apomíticas. Apesar de estas análises já serem realizadas em várias espécies, ainda não existe uma publicação que descreva detalhadamente cada etapa e que tenha um acervo fotográfico ilustrando o passo a passo. Assim, neste documento são apresentadas, com detalhes, as análises citoembriológicas por meio de microscopia por contraste por interferência. São relatados todos os procedimentos necessários para a coleta das espiguetas no campo, a fixação destas em fenol ácido acético - FAA, a extração dos ovários e sua clarificação. Posteriormente, é detalhada a contagem das lâminas e a análise dos ovários clarificados, utilizando-se o microscópio com contraste diferencial de interferência (DIC ? differential interference contrast). Por fim, é apresentado como se analisam os resultados do método para se concluir sobre o modo de reprodução de cada planta. Dentro deste contexto, este documento apresenta grande importância para estudantes, professores e pesquisadores que trabalham com sistema reprodutivo de forrageiras.
Thesagro: Apomixia
Gramínea Forrageira
Microscopia
Ovário
Progênie
Data Created: 2019-11-12
Appears in Collections:Série Documentos (CNPGC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DeterminacaodomododereproducaoemBrachiara.pdf2,52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace