Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1112673
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: FERREIRA, C. F.
SILVA, A. G. S.
SANTOS, T. A.
RAMOS, A. P. de S.
OLIVEIRA, S. A. S. de
JUNGHANS, D. T.
Additional Information: CLAUDIA FORTES FERREIRA, CNPMF; AMANDA GABRIELLY SANTANA SILVA; TAÍS ARAÚJO SANTOS; ANDRESA PRISCILA DE SOUZA RAMOS, CNPMF; SAULO ALVES SANTOS DE OLIVEIRA, CNPMF; DAVI THEODORO JUNGHANS, CNPMF.
Title: Estabelecimento de fingerprint molecular em abacaxi via marcadores ISSR.
Publisher: Cruz das Almas, BA: Embrapa Mandioca e Frutiultura, 2019.
Pages: 25p.
Language: pt_BR
Description: A fruticultura é um segmento do agronegócio brasileiro que movimenta bilhões de dólares por ano e se torna cada vez mais um pilar consolidado na geração de empregos e economia do País. A cadeia produtiva do abacaxi (Ananas comosus L. Merr.) possui grande representatividade nesse setor, com amplo mercado interno e excelentes perspectivas no mercado externo. A adoção de cultivares melhoradas de abacaxi, pelos produtores atende demandas dos consumidores e contribui para a rentabilidade da cultura. Entretanto, devido às características de propagação vegetativa e ao comércio informal de materiais propagativos, o rastreamento da adoção e disseminação de uma cultivar é bastante complexo, levandose em consideração a caracterização apenas por aspectos morfológicos. Diante disso, ferramentas de biologia molecular como o fingerprint se torna uma excelente opção para resguardar os direitos dos melhoristas em casos de contestação de idoneidade, ou mesmo para facilitar a mensuração da adoção de uma cultivar melhorada nas diferentes regiões produtoras do país. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a dissimilaridade genética e elaborar o fingerprint molecular de cultivares tradicionais e híbridas selecionadas de abacaxi da Embrapa Mandioca e Fruticultura por meio de marcadores microssatélites não ancorados, também conhecidos por ISSRs (Inter-Simple Sequence Repeat). Um total de 68 primers ISSR foi testado, dos quais 20 eram monomórficos, 24 não amplificaram e outros 24, polimórficos, usados na avaliação. Na análise da dissimilaridade entre os genótipos, a distância genética variou de 0,15 a 0,38, com formação de nove grupos. Os fragmentos obtidos pelos 24 primers polimórficos foram capazes de gerar MIPs (Molecular Identification Profiles) para todos os genótipos analisados. Este trabalho revelou que os marcadores ISSR podem ser utilizados para gerar fingerprints moleculares para uso no melhoramento de abacaxi, seja para estimativa dos parentais mais contrastantes, quanto para a análise de perfil molecular de cultivares adotadas pelos produtores.
Thesagro: Abacaxi
Marcador Genético
Marcador Molecular
NAL Thesaurus: Genetic markers
Pineapples
Data Documento: 2019-10-01
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Boletim9923719ClaudiaFortesAinfo.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace