Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1111589
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: SALOMAO, A. N.
JOSE, S. C. B. R.
SANTOS, I. R. I.
Additional Information: ANTONIETA NASSIF SALOMAO, Cenargen; SOLANGE CARVALHO B ROVERI JOSE, Cenargen; IZULME RITA IMACULADA SANTOS, Cenargen.
Title: Procedimentos para avaliar a germinabilidade de sementes de cipó de São João - Pyrostegia venusta (Ker Gawl.) Miers - Bignoniaceae.
Publisher: Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2019.
Pages: 21 p.
Series/Report no.: (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Boletim de Pesquisa, 350)
Language: pt_BR
Keywords: Dessecação
Description: Pyrostegia venusta é uma espécie de uso ornamental, paisagístico e medicinal. O objetivo desse trabalho foi estabelecer os procedimentos para avaliar a germinabilidade de sementes da espécie, com condições fisiológicas diferentes obtidas por variados teores de água. Os teores de água das sementes, desidratadas sobre sílica gel por 0 h (T0), 7 h (T1) e 24 h (T2), foram de 6,5%, 4,4% e 3,8%, respectivamente, e, hidratadas sobre água por 20 h (T3), o teor de água foi de 24,5 %. Os procedimentos adotados para o teste de germinação foram: assepsia das sementes em solução de detergente à concentração de 2% (v/v) por 5 min, seguindo-se com enxágues até completa remoção do produto; semeio em rolo de papel umedecido com água, três vezes sua massa; incubação à temperatura de 25 °C, fotoperíodo de 16 h de luz branca, fornecida por oito lâmpadas fluorescentes de 40 w, e 8 h de escuro. As contagens de protrusão radicular (critério botânico) e de plântula normal (critério tecnológico) foram feitas durante 38 dias após o semeio (DAS). Ao se adotar o critério botânico, sugere-se fazer uma única contagem aos 15 DAS. Pelo critério tecnológico, a primeira contagem pode ser feita aos 22 DAS e a última, aos 28 DAS. Se for necessário, as contagens podem ser prorrogadas por mais sete dias, em ambos os critérios. De acordo com os resultados obtidos, recomendam-se adotar os procedimentos testados e o critério tecnológico para a contagem de sementes germinadas, pois esse critério permite avaliar o real potencial germinativo das sementes, que foram de 88% (T0), 61% (T1) 78% (T2) e 80% (T3) de germinação.
Thesagro: Germinação
Data Documento: 2019-08-23
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CENARGEN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BoletimSementecipo3505.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace