Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1111134
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: SANTOS, L. A. V. M.
RIBEIRO, Z. M. de A.
FERNANDES, L. S. P.
FERREIRA, A. C. de Q.
MOTA, I. de S.
GOMES, A. C. M. M.
CRAVEIRO, S. R.
CASTRO, M. E. B. de
Additional Information: Luis Arthur Versiane Moura Santos, bolsista da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; ZILDA MARIA DE ARAUJO RIBEIRO, Cenargen; Letícia Santos Penna Fernandes, bolsista da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Ana Catarina de Queiroz Ferreira, bolsista da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Isabella de Souza Mota, bolsista da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; ANA CRISTINA MENESES M GOMES, Cenargen; Saluana Rocha Craveiro, bolsista da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; MARIA ELITA BATISTA DE CASTRO, Cenargen.
Title: Análise de patogenicidade de isolados de Chrysodeixis includens NPV para uso na produção de bioinseticidas.
Publisher: Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2019.
Series/Report no.: (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Boletim de Pesquisa, 349)
Language: pt_BR
Keywords: Classificação taxonômica
Taxonomic classification
Description: Chrysodeixis includens (Walker, 1858) (Lepidoptera: Noctuidae) tem sido considerada uma praga severa em lavouras como a soja e o algodão, espécies de grande importância econômica para o Brasil. Inseticidas à base de baculovírus, um grupo de vírus patogênicos a insetos, têm sido usados com sucesso para controlar lepidópteros-praga na agricultura brasileira. A multiplicação em massa do vírus para a produção comercial deve partir da seleção de isolados virais com alta virulência para resultar em um produto com alta efetividade contra a praga no campo. Dois isolados virais, obtidos de lagartas infectadas de Chrysodeixis includens em plantações de soja em Buritis-MG, foram purificados, identificados, analisados e avaliados quanto à atividade biológica por meio de bioensaios em condições de laboratório. Análises ultraestruturais e bioquímicas demonstraram que esses isolados virais podem ser classificados como nucleopolyhedrovirus (NPV) pertencentes à família Baculoviridae, gênero Alphabaculovirus e da espécie Chrysodeixis includens nucleopolyhedrovirus (ChinNPV). Esses isolados foram nomeados de ChinNPV-MG.A e ChinNPV-MG.B. Embora ambos os isolados, ChinNPV-MG.A e ChinNPV-MG.B, tenham mostrado alto grau de patogenicidade (menores CL50) em larvas de Chrysodeixis Includens, o ChinNPV-MG.B foi o mais virulento entre todos os isolados avaliados, incluindo os 11 isolados de ChinNPV analisados em estudos anteriores. A expectativa é que, dentre os 13 isolados virais testados, os de maior patogenicidade, como ChinNPV-MG.B, ChinNPV-MG.A, ChinNPV-IA, ChinNPV-IF, ChinNPV-IE e ChinNPV-MT.B, possam ser usados como ingrediente ativo para produção de bioinseticidas virais e que os resultados obtidos possam encorajar futuros esforços para melhorar a eficácia de ChinNPV contra a praga Chrysodeixis includens.
Thesagro: Patogenicidade
Controle Biológico
NAL Thesaurus: Pathogenicity
Biological control
Data Documento: 2019-08-05
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CENARGEN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BoletimBioinseticidas34914.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace