Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1110939
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: SANTOS, F. C. dos
VIANA, J. H. M.
ALBUQUERQUE FILHO, M. R. de
PAIVA, C. A. O.
MARRIEL, I. E.
FRANCELINO, M. R.
THOMAZINI, A.
RIBEIRO, V. P.
FERREIRA, F. N.
SOUZA, F. F. de
DONAGEMMA, G. K.
MELO, I. G.
BRANDÃO, A. L.
Additional Information: FLAVIA CRISTINA DOS SANTOS, CNPMS; JOAO HERBERT MOREIRA VIANA, CNPMS; MANOEL RICARDO DE ALBUQUERQUE FILHO, CNPMS; CHRISTIANE ABREU DE OLIVEIRA PAIVA, CNPMS; IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS; Márcio Rocha Francelino, Universidade Federal de Viçosa; André Thomazini, Universidade Federal de São João del-Rei; Vitória Palhares Ribeiro, Universidade Federal de São João del-Rei; Fabrício Nascimento Ferreira, Centro Universitário de Sete Lagoas; FABIANE FERREIRA DE SOUZA, CNPMS; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; Izabelle Gonçalves Melo, Universidade Federal de São João del-Rei; Anderson Luiz Brandão.
Title: Caracterização química, física e microbiológica de solo arenoso no sudoeste baiano
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2019.
Pages: 40 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 232).
Language: pt_BR
Description: No mês de novembro de 2017, foi iniciado um projeto de pesquisa entre a Embrapa e a Fazenda Trijunção, com previsão de trabalho em parceria por cinco anos de duração. Dentre as ações do projeto Trijunção, cujo slogan é ?Solos arenosos vivos, intensificação sustentável e ambiente saudável?, foi realizada uma caracterização inicial dos solos da Fazenda Santa Luzia, localizada no Sudoeste baiano, município de Cocos-BA, e pertencente à matricula principal Fazenda Trijunção, com sede no município de Jaborandi-BA (Figura 1). Para isso, houve descrição, coleta, classificação e medição de resistência à penetração com penetrômetro eletrônico de perfis de solo nas áreas de produção agropecuária (talhões comerciais) e em áreas de referência, solo de Cerrado com vegetação nativa. Além disso, houve avaliação do solo com georadar ? GPR em transectos nos lotes 3 A e 3 D (área experimental do Projeto Trijunção) e a coleta de grade amostral de 65 pontos nas profundidades de 0-20 e 20-40 cm nos lotes citados para caracterização física, química e microbiológica do solo. Assim, nesta Série Documentos serão apresentados os dados da caracterização química, física e microbiológica realizada em grade amostral nos lotes 3 A e 3 D. Posteriormente, novos trabalhos serão publicados a fim de apresentar as demais avaliações realizadas nos talhões comerciais e áreas de referência do Projeto Trijunção.
No mês de novembro de 2017, foi iniciado um projeto de pesquisa entre a Embrapa e a Fazenda Trijunção, com previsão de trabalho em parceria por cinco anos de duração. Dentre as ações do projeto Trijunção, cujo slogan é “Solos arenosos vivos, intensificação sustentável e ambiente saudável”, foi realizada uma caracterização inicial dos solos da Fazenda Santa Luzia, localizada no Sudoeste baiano, município de Cocos-BA, e pertencente à matricula principal Fazenda Trijunção, com sede no município de Jaborandi-BA (Figura 1). Para isso, houve descrição, coleta, classificação e medição de resistência à penetração com penetrômetro eletrônico de perfis de solo nas áreas de produção agropecuária (talhões comerciais) e em áreas de referência, solo de Cerrado com vegetação nativa. Além disso, houve avaliação do solo com georadar – GPR em transectos nos lotes 3 A e 3 D (área experimental do Projeto Trijunção) e a coleta de grade amostral de 65 pontos nas profundidades de 0-20 e 20-40 cm nos lotes citados para caracterização física, química e microbiológica do solo. Assim, nesta Série Documentos serão apresentados os dados da caracterização química, física e microbiológica realizada em grade amostral nos lotes 3 A e 3 D. Posteriormente, novos trabalhos serão publicados a fim de apresentar as demais avaliações realizadas nos talhões comerciais e áreas de referência do Projeto Trijunção.
Thesagro: Manejo do Solo
Química do Solo
Microbiologia do Solo
Física do Solo
Data Documento: 2019-07-29
Appears in Collections:Série Documentos (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
doc232.pdf6,38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace