Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1110388
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: OLIVEIRA, I. C. M.
DAMASCENO, C. M. B.
PASTINA, M. M.
PARRELLA, R. A. da C.
Additional Information: Isadora Cristina Martins Oliveira, Bolsista; CYNTHIA MARIA BORGES DAMASCENO, CNPMS; MARIA MARTA PASTINA, CNPMS; RAFAEL AUGUSTO DA COSTA PARRELLA, CNPMS.
Title: Desempenho produtivo de híbridos de sorgo biomassa do programa de melhoramento genético da Embrapa.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2019.
Pages: 17 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 187).
Language: pt_BR
Keywords: Ensaios em múltiplos ambientes
Modelos do tipo fator analítico
Interação entre genótipos e ambientes
Description: Anualmente, diferentes híbridos de sorgo biomassa são avaliados ao longo de vários locais no programa de melhoramento da Embrapa, com o objetivo de identificar materiais mais produtivos, com ampla adaptabilidade e estabilidade a um determinado conjunto de ambientes. Modelos mistos do tipo fator-analítico (FA) permitem ajustar as correlações genéticas entre ambientes, sendo apropriados para estudos da interação entre genótipos e ambientes (GxA) em programas de melhoramento. Este trabalho teve como objetivo utilizar modelos FA para avaliar GxA e identificar materiais com maior produtividade, adaptabilidade e estabilidade ao longo de um determinado conjunto de ambientes. Foram utilizados dados fenotípicos de peso de massa verde para um total de 70 híbridos avaliados ao longo de onze locais, entre os anos de 2012 e 2017. Com base nos resultados, observou-se que Goiânia foi o mais distinto dentre os ambientes avaliados, sendo necessária a recomendação de híbridos específicos para este local (por exemplo, H3 e H14). Por outro lado, o híbrido H19 se destacou pela alta produtividade e adaptabilidade na maior parte dos ambientes avaliados, com exceção de Goiânia. Assim, verificou-se que modelos FA podem ser eficientemente utilizados para a seleção e recomendação de híbridos de sorgo biomassa para diferentes regiões do Brasil.
Thesagro: Melhoramento Genético Vegetal
Sorghum Bicolor
Produtividade
Data Documento: 2019-07-04
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol187.pdf1,96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace