Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1109969
Title: Coloração diferencial de células para avaliação da qualidade de embriões bovinos.
Authors: KAWAMOTO, T. S.
PONTELLO, T. P.
FIGUEIREDO, R. A.
DODE, M. A. N.
Affiliation: Taynan Stonoga Kawamoto, bolsista da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Thais Preisser Pontello, bolsista da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; RICARDO ALAMINO FIGUEIREDO, Cenargen; MARGOT ALVES NUNES DODE, Cenargen.
Date Issued: 2019
Citation: Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2019.
Pages: 33
Description: A avaliação da qualidade do embrião é um fator determinante para o sucesso da produção in vitro de embriões (PIVE) e das demais técnicas de reprodução assistida, pois a seleção e transferência daqueles de melhor qualidade aumentam a taxa de gestação, melhorando a eficiência e reduzindo custos. Rotineiramente, a seleção de embriões produzidos por técnicas de reprodução assistida é realizada por avaliação morfológica. Porém, este método tem limitações por envolver observações subjetivas, como baixa repetibilidade e alta variação entre os avaliadores. Nos últimos anos, outros métodos têm sido desenvolvidos e utilizados na tentativa de se estabelecer uma seleção mais eficiente. Um destes é o uso da coloração diferencial, método que informa, não somente sobre o número total de células, mas também identifica as células da massa celular interna, que darão origem ao embrião, e as células que darão origem à placenta. A identificação do número de cada um desses tipos celulares pode ser um indicativo mais preciso da qualidade embrionária. As informações obtidas com essa técnica podem ser utilizadas juntamente com a morfologia para indicar, de forma mais precisa, a qualidade do embrião que foi produzido, auxiliando em biotécnicas reprodutivas tanto em bovinos como em outras espécies domésticas. A técnica de coloração diferencial apresentada e discutida neste Documento pode ser associada a outros parâmetros, melhorando a precisão da avaliação geral em estudos que envolvem a produção de embriões in vitro, seja por fecundação in vitro, clonagem, ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoides) ou outras biotécnicas reprodutivas. Por se tratar de uma técnica rápida, de baixo custo e que não exige equipamentos sofisticados, pode ser relativamente fácil de ser adotada por laboratórios de pesquisa e de ensino e também na conservação de recursos genéticos.
Thesagro: Eficiência Reprodutiva
Keywords: Biotécnica reprodutiva
Qualidade embrionária
Transferência de embriões
Series/Report no.: (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Documentos, 363)
Language: pt_BR
Type of Material: Separatas
Access: openAccess
Appears in Collections:Série Documentos (CENARGEN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documentos363.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace