Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1109817
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: PIMENTEL, M. A. G.
OLIVEIRA, I. R. de
MATRANGOLO, W. J. R.
FERNANDES, D. K. S.
RAMOS, G. C. P.
Additional Information: MARCO AURELIO GUERRA PIMENTEL, CNPMS; IVENIO RUBENS DE OLIVEIRA, CNPMS; WALTER JOSE RODRIGUES MATRANGOLO, CNPMS; Deyse Kele Silva Fernandes; Gabrielle Cecília Pereira Ramos.
Title: Eficiência de inseticidas alternativos para controle do caruncho-do-milho.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2019.
Pages: 19 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 186).
Language: pt_BR
Keywords: Óleo de nim
Erra de diatomáceas
Description: O controle do caruncho-do-milho, Sitophilus zeamais, é comumente realizado utilizando-se inseticidas convencionais residuais, como os inseticidas dos grupos químicos piretroides e organofosforados. Na agricultura familiar e mesmo em grandes unidades armazenadoras, as falhas de controle e a busca por inseticidas menos agressivos ao ambiente e com resíduo que não contamine o produto são demandas recorrentes. O objetivo do trabalho foi avaliar a toxicidade de produtos formulados à base dos fungos entomopatogênicos Beauveria bassiana, óleo de nim (Azadiractha indica) e terra de diatomáceas sobre S. zeamais, em comparação com a toxicidade dos inseticidas protetores convencionais. Adultos de S. zeamais foram expostos a grãos de milho pulverizados com seis diferentes inseticidas formulados em diferentes doses, por 10, 30 e 100 dias. O inseticida formulado à base de terra de diatomácea apresentou-se eficiente no controle de S. zeamais, com mortalidade média superior a 90% após 100 dias de armazenamento dos grãos. O percentual máximo de perda de massa dos grãos foi de 4,5% após 100 de armazenamento nos grãos tratados com o inseticida Boveril, enquanto o menor percentual de perda foi nos grãos tratados com inseticida Actellic. Os tratamentos com maiores percentuais de perda de massa dos grãos apresentaram menor mortalidade média dos insetos. A aplicação de produto formulado à base de terra de diatomáceas representa uma alternativa aos inseticidas organo-sintéticos convencionais no manejo integrado de pragas de grãos armazenados.
Thesagro: Praga de Produto Armazenado
Sitophilus Zeamais
Controle Químico
Toxidez
Perda
Beauveria Bassiana
Data Documento: 2019-06-12
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol186.pdf2,73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace