Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1108841
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: SILVA, L. R. da
MELLO, S. C. M. de
MARTINS, I.
INGLIS, M. C. V.
Additional Information: Lincon Rafael da Silva, UnB; SUELI CORREA MARQUES DE MELLO, Cenargen; IRENE MARTINS, Cenargen; MARIA CLERIA VALADARES INGLIS, Cenargen.
Title: Efeito de compostos orgânicos voláteis de Trichoderma spp. no crescimento de Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary.
Publisher: Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2019.
Pages: 19 p.
Series/Report no.: (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Boletim de Pesquisa, 346)
Language: pt_BR
Keywords: Fungos
Mofo-branco
Compostos orgânicos voláteis
Description: Fungos do gênero Trichoderma apresentam potencial relevante para o controle de doenças de plantas devido aos seus diversos mecanismos de ação, como a produção de compostos orgânicos voláteis (COVs). O fungo fitopatogênico Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary causa a doença denominada mofo-branco, podridão-de-esclerotinia ou murcha-deesclerotinia, em diversas espécies vegetais. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de COVs produzidos por diferentes linhagens de Trichoderma no crescimento e na morfologia do micélio de S. sclerotiorum. Os ensaios foram realizados em laboratório por meio de testes de placa invertida com avaliação da inibição do crescimento micelial e análises microscópicas das hifas de S. sclerotiorum. Os melhores resultados foram obtidos a partir da linhagem de Trichoderma sp. CEN 1241, com até 35% de inibição do crescimento micelial de S. sclerotiorum. Todas as linhagens de Trichoderma testadas diminuíram a espessura do micélio do patógeno. A diversidade de espécies de Trichoderma e de COVs produzidos por linhagens desse fungo podem possibilitar o desenvolvimento de estratégias de uso de tais compostos no controle de doenças de plantas.
Data Documento: 2019-05-07
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CENARGEN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BoletimTrichoderma3466.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace