Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1107936
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: MENEZES, C. B. de
BATISTA, P. S. C.
JÚLIO, M. P. M.
TORRES, L. T.
JÚLIO, B. H. M.
PORTUGAL, A. F.
RODRIGUES, J. A. S.
PARRELLA, R. A. da C.
SCHAFFERT, R. E.
Additional Information: CICERO BESERRA DE MENEZES, CNPMS; Paulo Sérgio Cardoso Batista, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; Marcos Paulo Mingote Júlio, Universidade Federal de São João del-Rei; Luciane Gonçalves Torres, Universidade Federal de São João del-Rei; Bruno Henrique Mingote Julio, Universidade Federal de São João del-Rei; ARLEY FIGUEIREDO PORTUGAL, CNPMS; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS; RAFAEL AUGUSTO DA COSTA PARRELLA, CNPMS; ROBERT EUGENE SCHAFFERT, CNPMS.
Title: Cultivares de sorgo tolerantes ao estresse hídrico em pós-florescimento.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2019.
Pages: 19 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 185).
Language: pt_BR
Keywords: Restrição de água
Rendimento de grão
Tolerância à seca
Description: O sorgo é uma cultura com potencial para o cultivo em áreas com chuvas irregulares, mal distribuídas ou inadequadas, e o cultivo de sorgo pode mitigar esses efeitos climáticos por meio do desenvolvimento de cultivares mais tolerantes. O objetivo deste trabalho foi avaliar trinta cultivares de sorgo em ambientes com e sem estresse hídrico no estádio de pós-floração. O trabalho foi realizado na Estação Experimental de Gorutuba, em Nova Porteirinha-MG, durante as safras de 2013 e 2014. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com três repetições e dois regimes hídricos (com e sem restrição hídrica). O rendimento de grãos foi avaliado. O estresse hídrico reduziu o rendimento de grãos em 50,1% na média dos dois anos de cultivo. As cultivares com melhor rendimento e estabilidade de grãos foram B.Tx635, SC720, BR012RxSC566, SC971, P898012, BR012RxCMSXS225, Lian Tang Ai e BR012RxSC549. Estas cultivares podem ser usadas como linhagem parental para híbridos tolerantes à seca ou como variedades cultivadas no Nordeste.
Thesagro: Sorghum Bicolor
Resistência a Seca
Variedade
Rendimento
Data Documento: 2019-04-04
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol185.pdf2,73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace