Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1107880
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Corte - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: PEREIRA, S. R.
LAURA, V. A.
ARAUJO, A. R. de
SOUZA, A. L. T. DE
ZIMMER, A. H.
PIRES, F. DE F.
Additional Information: SÍLVIA RAHE PEREIRA, Universidade Anhanguera-Uniderp-Campo Grande, MS; VALDEMIR ANTONIO LAURA, CNPGC; ALEXANDRE ROMEIRO DE ARAUJO, CNPGC; ANDRÉA LÚCIA TEIXEIRA DE SOUZA, UFSCar; ADEMIR HUGO ZIMMER, CNPGC; FÁBIO DE FREITAS PIRES, Universidade Anhanguera-Uniderp-Campo Grande, MS.
Title: Avaliação do uso de leguminosas no estabelecimento de espécies nativas na APA (Área de Proteção Ambiental) do Guariroba.
Publisher: Campo Grandre, MS: Embrapa Gado de Corte, 2019.
Pages: 41 p.
Series/Report no.: (Documentos. Embrapa Gado de Corte, 259).
Language: pt_BR
Description: A manutenção de áreas naturais dentro das propriedades rurais, seja na forma de Áreas de Preservação Permanente ou de Reserva Legal, é um importante instrumento para a preservação de serviços ambientais, sendo que, dentre estes, destaca-se a provisão de água de qualidade para os centros urbanos. Neste sentido, em cumprimento do novo Código Florestal Brasileiro, as propriedades rurais com passivo ambiental terão um prazo de 20 anos para sua regularização após o seu registro no Cadastro Ambiental Rural. Neste contexto, é necessário que os atores envolvidos na restauração de áreas degradadas conheçam quais fatores podem interferir no sucesso dos projetos e quais estratégias e técnicas podem ser utilizadas. Esse documento apresenta resultados de pesquisa sobre o uso de leguminosas como plantas facilitadoras para restauração ecológica, com o intuito de fornecer informações para a adequação de propriedades rurais. O experimento que serviu de base para o estudo foi conduzido na Área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Córrego Guariroba (APA do Guariroba), região responsável por aproximadamente 38% do abastecimento de água de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, onde um amplo programa de recuperação da área vem sendo conduzido desde 2009. As informações aqui contidas visam auxiliar produtores rurais a adequarem suas propriedades, de forma a garantir a manutenção do suprimento de água de qualidade, com a possibilidade adicional de serem beneficiados com o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), onde tais programas estiverem disponíveis.
Thesagro: Adubação Verde
Cobertura do Solo
Espécie Nativa
Leguminosa Forrageira
Mata Ciliar
Reflorestamento
Data Documento: 2019-04-02
Appears in Collections:Série Documentos (CNPGC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOC259Avaliacaodousodeleguminosasnoestabelecimento....pdf8,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace