Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1107730
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Leite - Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E)
Authors: ROCHA, D. T. da
CARVALHO, G. R.
RESENDE, J. C. de
DINIZ, F. H.
MOREIRA, M. S. de P.
LEITE, J. L. B.
HOTT, M. C.
TEIXEIRA, S. R.
MAGALHAES JUNIOR, W. C. P. de
NARDY, V. P. D.
Additional Information: DENIS TEIXEIRA DA ROCHA, CNPGL; GLAUCO RODRIGUES CARVALHO, CNPGL; JOAO CESAR DE RESENDE, CNPGL; FABIO HOMERO DINIZ, CNPGL; MARNE SIDNEY DE PAULA MOREIRA, CNPGL; JOSE LUIZ BELLINI LEITE, CNPGL; MARCOS CICARINI HOTT, CNPGL; SERGIO RUSTICHELLI TEIXEIRA, CNPGL; WALTER COELHO P DE MAGALHAES JUNIOR, CNPGL; Vinicius P. D. Nardy, UFJF.
Title: Nota de Conjuntura: Leite e Derivados - Março de 2019.
Publisher: Juiz de Fora, 25 mar. 2019.
Pages: 1 p.
Language: pt_BR
Keywords: Relação de troca
Description: O ano começou com cenário positivo em termos de preço do leite para os produtores brasileiros. A média dos preços reais, nesses dois primeiros meses de 2019, foi a maior desde 2011, sendo 19% superior aos valores de 2018. Os preços do leite no atacado e no varejo também iniciaram o ano em patamares superiores à 2018. Outro fato positivo para os produtores é que o custo de produção, apesar de ainda elevado, está em queda desde novembro de 2018, conforme o ICPLeite/Embrapa. Nesse período, o custo caiu 2,6%. Com isso, a relação de preços leite/concentrado vem melhorando para o pecuarista. Na balança comercial, o volume de importação foi elevado nos dois primeiros meses de 2019, ficando cerca de 64% superiores aos observados em janeiro e fevereiro de 2018. Apesar do preço valorizado do leite no mercado interno, um fator que pode ajudar a segurar o ritmo das importações nos próximos meses é a recente valorização dos preços internacionais. Para os próximos meses no mercado interno, a expectativa é de custo de produção mais baixo. Já para os preços do leite pagos ao produtor as sinalizações são de que as cotações já estão próximas do teto, apesar de ser um período típico de valorização com o final da safra. Os sinais de alerta para os produtores vêm do atacado e do leite spot. Confira essa análise completa com mais detalhes na NOTA DE CONJUNTURA da Plataforma de Inteligência Intelactus em sua edição de janeiro de 2019.
Thesagro: Leite
Pequeno Produtor
Preço Pago
Data Documento: 2019-03-28
Appears in Collections:Artigo de divulgação na mídia (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
201903NotaConjunturaMarco.pdf606,42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace