Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1107364
Título: Espectroscopia vibracional (absorção no infravermelho médio) aplicada à mineralogia de solos.
Autoria: NOVOTNY, E. H.
Afiliação: ETELVINO HENRIQUE NOVOTNY, CNPS.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: TEIXEIRA, P. C.; DONAGEMMA, G. K.; FONTANA, A.; TEIXEIRA, W. G. (Ed.). Manual de métodos de análise de solo. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2017. pt. 4, cap. 5, p. 486-491.
Conteúdo: A espectroscopia na região do infravermelho médio é um método rápido e econômico aplicável universalmente na análise estrutural tanto de compostos orgânicos como inorgânicos. Seus espectros apresentam uma riqueza de detalhes relacionáveis à composição e estrutura química da substância em análise. Ela é tão versátil que pode ser usada tanto como fonte de parâmetros físicos na determinação da rede cristalina como um meio empírico para elucidação qualitativa de minerais em uma amostra (Russel; Fraser, 1994). Até recentemente, nos estudos mineralógicos, ela era utilizada essencialmente para fins qualitativos, mas com a popularização de métodos quimiométricos, especialmente a análise por componentes principais (PCA) e regressão por mínimos quadrados parciais (PLS), seu emprego em análises quantitativas tem se disseminado. A espectroscopia vibracional pode também complementar a análise por difração de raios-X, especialmente por não haver qualquer limitação quanto a estruturas amorfas e oxi-hidróxidos de ferro e alumínio (Novotny, 2002; Redon; Serna, 1981).
Thesagro: Análise do Solo
Mineralogia
NAL Thesaurus: Soil mineralogy
Tipo do Material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pt4Cap5Espectroscopiavibracional.pdf223,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace