Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1107364
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Issue Date: 2017
Type of Material: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Authors: NOVOTNY, E. H.
Additional Information: ETELVINO HENRIQUE NOVOTNY, CNPS.
Title: Espectroscopia vibracional (absorção no infravermelho médio) aplicada à mineralogia de solos.
Publisher: In: TEIXEIRA, P. C.; DONAGEMMA, G. K.; FONTANA, A.; TEIXEIRA, W. G. (Ed.). Manual de métodos de análise de solo. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2017. pt. 4, cap. 5, p. 486-491.
Language: pt_BR
Description: A espectroscopia na região do infravermelho médio é um método rápido e econômico aplicável universalmente na análise estrutural tanto de compostos orgânicos como inorgânicos. Seus espectros apresentam uma riqueza de detalhes relacionáveis à composição e estrutura química da substância em análise. Ela é tão versátil que pode ser usada tanto como fonte de parâmetros físicos na determinação da rede cristalina como um meio empírico para elucidação qualitativa de minerais em uma amostra (Russel; Fraser, 1994). Até recentemente, nos estudos mineralógicos, ela era utilizada essencialmente para fins qualitativos, mas com a popularização de métodos quimiométricos, especialmente a análise por componentes principais (PCA) e regressão por mínimos quadrados parciais (PLS), seu emprego em análises quantitativas tem se disseminado. A espectroscopia vibracional pode também complementar a análise por difração de raios-X, especialmente por não haver qualquer limitação quanto a estruturas amorfas e oxi-hidróxidos de ferro e alumínio (Novotny, 2002; Redon; Serna, 1981).
Thesagro: Análise do Solo
Mineralogia
NAL Thesaurus: Soil mineralogy
Year: 2019-03-21
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pt4Cap5Espectroscopiavibracional.pdf223,58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace