Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1107356
Título: Análise mineralógica de grãos.
Autoria: CALDERANO, S. B.
Afiliação: SEBASTIAO BARREIROS CALDERANO, CNPS.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: TEIXEIRA, P. C.; DONAGEMMA, G. K.; FONTANA, A.; TEIXEIRA, W. G. (Ed.). Manual de métodos de análise de solo. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2017. pt. 4, cap. 2, p. 443-451.
Conteúdo: As frações arenosas são compostas, em geral, por grânulos minerais (isolados ou agregados), nódulos e concreções, litofragmentos, fragmentos de conchas e outros materiais bioclásticos, carvão e restos orgânicos (vegetais e animais). As frações mais grossas, com diâmetro superior a 2 mm, são constituídas preferencialmente por grãos de minerais (isolados ou agregados), fragmentos de rocha (litofragmentos), nódulos e concreções (isolados ou constituindo agregados). Os resultados da análise mineralógica se aplicam tanto a estudos de gênese e classificação de solos, quanto a informações relativas à reserva mineral dos solos, bem como para inferências sobre o material de origem, condições de transporte e remobilização, e também para avaliação do grau de intemperismo e evolução pedogenética. Essa análise é usada também de forma específica para fins taxonômicos no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), como parâmetro distintivo de horizontes diagnósticos e classes de solos em diferentes níveis categóricos.
Thesagro: Análise do Solo
Mineralogia
Tipo do Material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pt4Cap2Analisemineralogicadegraos.pdf371,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace