Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1107202
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Authors: FONTANA, A.
Additional Information: ADEMIR FONTANA, CNPS.
Title: Matéria orgânica.
Publisher: In: TEIXEIRA, P. C.; DONAGEMMA, G. K.; FONTANA, A.; TEIXEIRA, W. G. (Ed.). Manual de métodos de análise de solo. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2017. pt. 3, cap. 5, p. 397-400.
Language: pt_BR
Description: A quantificação pela via seca em mufla por incineração representa uma opção de determinação total da matéria orgânica; contudo, não discrimina os diversos compartimentos componentes do solo, como aqueles minerais e orgânicos. Contudo, o valor de matéria orgânica obtido é satisfatório e o método é preferencialmente indicado para os solos com altos teores de matéria orgânica, como aqueles de composição orgânica (Pereira et al., 2006). Os solos de composição orgânica são definidos por apresentarem teor de carbono orgânico obtido pelo método via úmida (item 1.5) maior ou igual a 80 g kg-1, conforme definido no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) (Santos et al., 2013). Nesse grupo de solos estão os classificados como horizontes diagnósticos O e H hísticos, componentes principalmente da classe dos Organossolos, segundo o SiBCS (Santos et al., 2013) e, ainda, camadas com materiais orgânicos variadas de composição e estágio de decomposição, como a liteira e/ou serapilheira.
Thesagro: Matéria Orgânica
Análise do Solo
NAL Thesaurus: Soil organic matter
Soil analysis
Data Documento: 2019-03-18
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pt3Cap5Materiaorganica.pdf253,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace