Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1107194
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Authors: PEREZ, D. V.
Additional Information: DANIEL VIDAL PEREZ, CNPS.
Title: Superfície específica: método do Etileno Glicol Monoetil Eter (EGME).
Publisher: In: TEIXEIRA, P. C.; DONAGEMMA, G. K.; FONTANA, A.; TEIXEIRA, W. G. (Ed.). Manual de métodos de análise de solo. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2017. pt. 1, cap. 17, p. 172-176.
Language: pt_BR
Description: A superfície específica de um sólido é a relação da sua área sobre a sua massa. Muitas das reações que ocorrem no solo são de superfície tais como retenção de água e de nutrientes. A superfície específica do solo está relacionada com o tamanho das partículas e a mineralogia da fração argila, na seguinte sequência: argila > silte > areia. As substâncias húmicas e argilas de atividade alta apresentam maior superfície específica, depois caulinita e óxidos de ferro. Há diferentes métodos descritos na literatura para determinação da superfície específica do solo, como o BET (padrão), sendo o do etileno glicol o mais simples e mais rápido, além de depender do uso de um menor número de equipamentos de mais baixo custo, embora seja menos preciso que o padrão.
Thesagro: Análise do Solo
Método de Análise
NAL Thesaurus: Soil analysis
Data Documento: 2019-03-18
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pt1Cap17SuperficieespecificaEGME.pdf266,9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace