Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1107165
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2006
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: CALDERANO FILHO, B.
MANZATTO, C. V.
ANDRADE, A. G. de
DONAGEMMA, G. K.
CALDERANO, S. B.
MIRANDA, E. A.
MELLO, J. B. de
COSTA, M. R. da
SOUZA, J. S. de
Additional Information: BRAZ CALDERANO FILHO, CNPS; CELSO VAINER MANZATTO, CNPS; ALUISIO GRANATO DE ANDRADE, CNPS; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; SEBASTIAO BARREIROS CALDERANO, CNPS; EDSON ARRUDA MIRANDA, FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS; JARBAS BRANDÃO DE MELLO, FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS; MANOEL ROQUE DA COSTA, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, MT; JOSE SILVA DE SOUZA, CNPS.
Title: Aptidão agrícola das terras dos reassentamentos rurais da Usina Hidrelétrica de Manso, Município de Chapada dos Guimarães, MT.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2006.
Pages: 58 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 102).
Language: pt_BR
Description: Neste trabalho, avaliou-se a aptidão agrícola das terras dos reassentamentos rurais da usina hidrelétrica de Manso, com o objetivo de fornecer subsídios para o planejamento de uso e manejo dos solos e a proposição de estratégias de manejo que assegurem o uso sustentável das terras de pequenas propriedades rurais inseridas em áreas de ecossistemas frágeis. A avaliação da aptidão agrícola das terras resultou da interpretação das características dos solos, das necessidades das culturas e dos níveis de manejo A, B e C. Nessa avaliação, as unidades de mapeamento de solos foram enquadradas nas seguintes classes de aptidão: boa, regular, com restrição ou inapta, conforme os níveis de manejo A (baixo nível tecnológico), B (médio nível tecnológico) e C (alto nível tecnológico) e as características que as unidades de mapeamento apresentam. O parâmetro excesso de água/deficiência de oxigênio não apresenta desvios na área de estudo, formada por terras altas, enquanto, nas terras baixas, compromete o desempenho das culturas. Os graus de limitação foram estimados para os componentes das unidades de mapeamento de solos, considerando as informações produzidas com o levantamento. Os resultados mostram que a classe de aptidão agrícola das terras dominante foi a Regular, com 59,08%, seguindo-se a classe Restrita, com 31,94%, e a classe Boa, com 6,18% da área. As maiores restrições dos solos à produção detectadas nessa classificação incluem declividade (declives com pendentes longas), suscetibilidade à erosão (solos com textura arenosa e arenosa/média), baixa fertilidade natural dos solos, limitações climáticas (período seco limitante para os cultivos). As restrições quanto à produção podem ser superadas com o melhor manejo das terras, usando práticas adequadas, medidas contra a erosão, aumento do conteúdo de matéria orgânica, correção e adubação e, obviamente, irrigação.
Thesagro: Aptidão Agrícola
Uso da Terra
Manejo do Solo
Sistema de Informação Geográfica
NAL Thesaurus: Land evaluation
Land use planning
Geographic information systems
Year: 2019-03-18
ISSN: 1678-0892
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPSBPD1022006.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace