Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1105795
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Authors: MATRANGOLO, W. J. R.
GONCALVES, V. A. D.
GOMES, S. X.
SILVA, I. H. da
FERRAZ, L. de C. L.
CAMPANHA, M. M.
Additional Information: WALTER JOSE RODRIGUES MATRANGOLO, CNPMS; VIRGINIO AUGUSTO DINIZ GONCALVES, CNPMS; Savanna Xanti Gomes, Universidade Federal de São João del-Rei; Iago Henrique da Silva, Universidade Federal de São João del-Rei; Leila de Castro Louback Ferraz, Universidade Federal de São João del-Rei; MONICA MATOSO CAMPANHA, CNPMS.
Title: Produção de fitomassa por Cratylia argentea (Fabaceae) em sistema de aleias na região central de Minas Gerais.
Publisher: In: AGUILERA, J. G.; ZUFFO, A. M. (Org.). Ensaios nas ciências agrárias e ambientais. Ponta Grossa: Atena, 2019. v. 5, cap. 22, p. 200-213.
Language: pt_BR
Keywords: Sistema agroecológico de produção
Camaratuba
Ciclagem de nutriente
Description: A diversificação das fontes de matéria orgânica é fundamental para ampliar a resiliência das atividades produtivas de base agroecológica em comunidades rurais, periurbanas e urbanas. As fontes tradicionais de matéria orgânica (esterco de gado ou de aves) por vezes não estão disponíveis ou não são adequadas a todos os sistemas produtivos agroecológicos ou orgânicos. Leguminosas são uma das alternativas para o fornecimento de matéria orgânica, como Cratylia argentea. O trabalho teve o objetivo de descrever o manejo inicial de C. argentea e seu desempenho em sistema de aleia. Em área de 160 m2, C. argentea foi cultivada em sistema de aleias, recebendo duas podas de condução e podas periódicas com intervalo mínimo de três meses. Em um período de quatro anos e oito meses (56 meses), foram produzidos 117,2 t.ha-1 de fitomassa seca de folhas da leguminosa que gerou um aporte de N da ordem de 1.336,9 kg.ha-1(ou cerca de 290 kg.ha-1.ano-1), além de outros minerais reciclados. C. argentea utilizada como adubo verde, em sistema de aleias, tem potencial para a revitalização mineral do solo, pela promoção do aporte de matéria orgânica e ciclagem de nutrientes.
Thesagro: Matéria Orgânica
Data Documento: 2019-02-11
ISBN: 978-85-7247-041-4
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Producaofitomassa.pdf16,84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace