Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1103940
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2018
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: CAMILO, J. A.
ANDRADE, C. de L. T. de
AMARAL, T. A.
CHOU, S. C.
TIGGES, C. H. P.
MELO, M. L. A. de
GARCIA Y GARCIA, A.
Additional Information: Jennifer Alves Camilo, Universidade Federal de São João del-Rei; CAMILO DE LELIS TEIXEIRA DE ANDRADE, CNPMS; Tales Antônio Amaral; Sin Chan Chou, INPE; Christoph Hermann Passos Tigges, Universidade Federal de São João del-Rei; Marina Luciana Abreu de Melo, Universidade de São Paulo/ESALQ; Axel Garcia y Garcia, Universidade de Minnesota.
Title: Mudanças climáticas futuras afetarão a produtividade de milho em Minas Gerais.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2018.
Pages: 29 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 180).
Language: pt_BR
Description: Como a produção agrícola possui alto grau de sensibilidade ao clima, as alterações climáticas afetam o crescimento, desenvolvimento e a produtividade das culturas. Elementos do clima, como temperatura, radiação solar e precipitação pluvial, têm efeito direto no rendimento do milho, demandando avaliações que permitem o planejamento de estratégias de mitigação. O objetivo da pesquisa foi avaliar os impactos de cenários de mudanças climáticas na produtividade do milho cultivado em regime de sequeiro, na safra, em Minas Gerais. A estratégia de pesquisa consistiu no uso dos modelos de circulação global e regional, associados à modelagem de culturas. Foram utilizados os modelos de circulação global HadGEM2ES e MIROC5, acoplados ao modelo regional Eta, para gerar dados meteorológicos futuros. Para cada modelo climático, foram simulados dois cenários RCP (Representative Concentration Pathways) de emissão de gases de efeito estufa (GEE): RCP4.5, considerado otimista, no qual a força radiativa total estabiliza-se logo após o ano 2100; RCP8.5, considerado pessimista, no qual a concentração de GEE segue aumentando no século 21. Os RCP´s foram combinados com três períodos de tempo, 2008-2040, 2041-2070 e 2071-2098, além do período histórico, que foi diferente em cada localidade em decorrência da disponibilidade de dados observados. Os dados meteorológicos, gerados pelos modelos de circulação, foram utilizados como entrada no modelo da cultura do milho CSM-CERES-Maize que, por sua vez, foi empregado para avaliar a produtividade da cultura em regime sequeiro, na safra, em seis municípios de Minas Gerais. As saídas da modelagem permitiram estimar a produtividade média esperada frente às alterações climáticas nas localidades estudadas. Os resultados evidenciaram que as mudanças climáticas irão afetar negativamente a produtividade do milho em regime de sequeiro na safra. As menores reduções de produtividade deverão ocorrer nas localidades de Uberaba e Machado, enquanto as maiores reduções de produtividade ocorrerão nos municípios de Araçuaí e Janaúba.
Thesagro: Clima
Zea Mays
Produção
Modelo de Simulação
Modelo Matemático
Data Documento: 2019-01-14
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol180.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace