Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1103551
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Florestas - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Data do documento: 2018
Tipo do Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Autoria: RADOMSKI, M. I.
OLIVEIRA, B. T. de
Informaçães Adicionais: MARIA IZABEL RADOMSKI, CNPF; Bruna Trajano de Oliveira, IFPE Cabo de Santo Agostinho.
Título: Produção de biomassa aérea e teor de nutrientes de Erythrina speciosa e Tithonia diversifolia cultivadas em Morretes, PR: resultados iniciais.
Fonte/Imprenta: Colombo: Embrapa Florestas, 2018.
Páginas: 15 p.
Série: (Embrapa Florestas. Comunicado técnico, 422).
Idioma: pt_BR
Conteúdo: O uso de adubos verdes é essencial à produção em sistemas agroecológicos de produção, pois auxilia na conservação do solo e da água, e no aporte de nutrientes em diferentes sistemas de cultivo. As espécies utilizadas para produção de adubo verde variam em função do clima, solo e das condições socioeconômicas do agricultor. Espécies perenes ou semi-perenes são preferíveis às anuais, pois proporcionam maior autonomia ao agricultor em função da disponibilidade permanente de biomassa, seja por meio de podas, seja pela deposição de folhedo, no caso da arborização de cultivos com espécies caducifólias. Os sistemas agroflorestais (SAF) caracterizam-se pela utilização de uma série de espécies arbustivas e arbóreas para suprimento de sombra e nutrientes para os cultivos, e que também contribuem para melhoria das características física e biológica dos solos, aumento da biodiversidade nos sistemas de produção e geração de renda. Dentre as espécies utilizadas em SAF destacam-se Tithonia diversifolia e as do gênero Erythrina.
Thesagro: Biomassa
Nutriente
NAL Thesaurus: Erythrina speciosa
Tithonia diversifolia
Ano de Publicação: 2019-01-10
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT4221618final.pdf4,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace