Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1103215
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2018
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: PARRELLA, R. A. da C.
SCHAFFERT, R. E.
MAGALHAES, J. V. de
MENEZES, C. B. de
SILVA, M. J. da
LACERDA, V. A.
Additional Information: RAFAEL AUGUSTO DA COSTA PARRELLA, CNPMS; ROBERT EUGENE SCHAFFERT, CNPMS; JURANDIR VIEIRA DE MAGALHAES, CNPMS; CICERO BESERRA DE MENEZES, CNPMS; Michele Jorge da Silva, Universidade Federal de Viçosa; Virgínia Alves Lacerda, Universidade Federal de São João del-Rei.
Title: Desenvolvimento de linhagens de sorgo biomassa com nervura marrom e tolerantes ao alumínio.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2018.
Pages: 17 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 177).
Language: pt_BR
Keywords: Bmr6
SbMATE
Description: O interesse por culturas dedicadas à produção de biocombustíveis está em expansão, com importância crescente para a biomassa lignocelulósica como uma das alternativas mais promissoras, e ambientalmente sustentáveis, para a substituição dos combustíveis fósseis. O sorgo biomassa, que tem grande potencial produtivo, está sendo desenvolvido para geração de etanol de celulósico. Genótipos de sorgo com a mutação bmr, que confere nervura marrom, apresentam menor teor de lignina na biomassa, o que favorece a produção de etanol celulósico. Dentre os vários fatores que limitam a produção agrícola em solos ácidos, a toxidez causada pelo alumínio (Al) é uma das mais importantes. Em sorgo, o loco AltSB, localizado no cromossomo 3, tem um importante papel na tolerância ao Al. O programa de melhoramento da Embrapa visa desenvolver linhagens de sorgo que associem nervura marrom à tolerância ao Al. O objetivo deste trabalho foi identificar e selecionar linhagens restauradoras (R) de fertilidade de sorgo biomassa apresentando, conjuntamente, nervura marrom e tolerância ao Al. Para isto, foi realizado o cruzamento entre as linhagens IS14351, portadoras de um alelo de tolerância do gene SbMATE, com a linhagem CMS S023R, que tem nervura marrom em razão da presença do alelo bmr6. A partir da geração F2 deste cruzamento, foram selecionadas plantas com nervura marrom, que foram autofecundadas por 10 gerações. Foram obtidas quatro linhagens R de sorgo biomassa com nervura marrom (201820B001, 201820B002, 201820B003 e 201820B007), que foram avaliadas, juntamente com as linhagens padrões SC566 (resistente ao Al) e BR007B (sensível ao Al), em solução nutritiva contendo {27} µM Al3+. Foram identificadas duas linhagens de sorgo biomassa, 201820B001 e 201820B003, que possuem tanto o alelo bmr6 quanto o alelo de tolerância do gene SbMATE. Essas linhagens serão utilizadas para produção de híbridos do tipo biomassa com alta conversão e tolerantes ao alumínio para cultivo em regiões de solos ácidos, como o Cerrado brasileiro.
Thesagro: Sorghum Bicolor
Biocombustível
Melhoramento Vegetal
Lignina
Data Documento: 2019-01-08
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol177.pdf2,44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace