Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1103214
Título: Mitigação de gases de efeito estufa em sistema de Integração Pecuária-Floresta e potencial de produção de Carne Carbono Neutro: Fazenda Lagoa dos Currais, Curvelo-MG.
Autor: GONTIJO NETO, M. M.
BORGHI, E.
RESENDE, A. V. de
CAMPANHA, M. M.
COSTA, T. C. e C. da
SIMÃO, E. de P.
ALMEIDA, R. G. de
ALVES, F. V.
PORFIRIO-DA-SILVA, V.
Afiliación: MIGUEL MARQUES GONTIJO NETO, CNPMS; EMERSON BORGHI, CNPMS; ALVARO VILELA DE RESENDE, CNPMS; MONICA MATOSO CAMPANHA, CNPMS; THOMAZ CORREA E CASTRO DA COSTA, CNPMS; Eduardo de Paula Simão, Bolsista; Roberto Giolo de Almeida; Fabiana Vila Alves; VANDERLEY PORFIRIO DA SILVA, CNPF.
Año: 2018
Referencia: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2018.
Páginas: 17 p.
Descripción: O uso de sistemas em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) para produção agrícola e pecuária é realidade no Brasil. Entre suas vantagens estão a intensificação sustentável do uso da terra, a diversificação da produção, a conservação do solo, o melhor uso dos recursos naturais e dos insumos, a redução da pressão pela abertura de novas áreas (efeito poupa-terra), o bem-estar animal, o sequestro de carbono, a mitigação das emissões de gases, entre outras. Dentre os relevantes benefícios auferidos por meio de implantação de sistemas integrados de produção, podemos destacar a possibilidade de neutralização de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) por meio do plantio de árvores. O princípio básico da neutralização de carbono é o de sequestro e fixação de carbono na biomassa das plantas, através do processo de fotossíntese e crescimento vegetal. Com esse enfoque e na vanguarda do conhecimento e da sustentabilidade, a Embrapa idealizou a marca-conceito Carne Carbono Neutro (CCN), que visa atestar, por meio de um protocolo parametrizável e auditável, que a produção de carne bovina em sistemas de integração do tipo silvipastoril (pecuária-floresta, IPF) ou agrossilvipastoril (lavoura-pecuária-floresta, ILPF) proporciona a neutralização das emissões de metano entérico dos animais em pastejo e, também, conforto térmico para esses animais. Para tanto, se faz necessário validar o protocolo de produção de carne com neutralização das emissões de metano entérico que também incorpora diretrizes para o adequado manejo da pastagem e para produção de carne de qualidade (Protocolo CCN) (Alves et al., 2015), em propriedades comerciais em diferentes regiões do Brasil, representativas da pecuária bovina brasileira. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o potencial de neutralização das emissões de metano entérico de bovinos pela fixação de CO2 no componente arbóreo de um sistema de Integração Pecuária-Floresta (IPF), por meio da aplicação do protocolo de produção de Carne Carbono Neutro (CCN), na Fazenda Lagoa dos Currais, município de Curvelo-MG.
Thesagro: Metano
Sistema de Cultivo
Palabras clave: Pecuária sustentável
Validação
Citación: (Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 230).
Tipo de Material: Folhetos
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Série Documentos (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
doc2301.pdf2.87 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace