Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1102910
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Data do documento: 2018
Tipo do Material: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Autoria: PRADO, R. B.
FIDALGO, E. C. C.
TURETTA, A. P. D.
SCHULER, A. E.
COUTINHO, H. L. da C.
MARTINS, A. L. da S.
DIEDERICHSEN, A.
GUIMARÃES, J.
Informaçães Adicionais: RACHEL BARDY PRADO, CNPS; ELAINE CRISTINA CARDOSO FIDALGO, CNPS; ANA PAULA DIAS TURETTA, CNPS; AZENETH EUFRAUSINO SCHULER, CNPS; HEITOR LUIZ DA COSTA COUTINHO, CNPS; ALBA LEONOR DA SILVA MARTINS, CNPS; ANITA DIEDERICHSEN, CONSERVE BRASIL-PR; JOÃO GUIMARÃES, FAUNA & FLORA INTERNATIONAL-PR.
Título: Instrumentos de apoio aos programas de PSA hídricos no Brasil.
Fonte/Imprenta: In: AQUINO, A. M. de; LOPES NETTO, A; ASSIS, R. L. de. Desenvolvimento sustentável em ambientes de montanha: estratégias e experiências. Seropédica: Embrapa Agrobiologia; Niterói: Programa Rio Rural, 2018. cap. 7, p. 121-140.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: PSA hídricos
Serviços ambientais hídricos
Serviços ecossistêmicos
Pagamento por serviços ambientais
Conteúdo: Em 2011, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aprovaram um projeto intitulado: "Fortalecimento do conhecimento, organização da informação e elaboração de instrumentos de apoio aos Programas de Pagamentos por Serviços Ambientais Hídricos no meio rural (MP5-PSAHídrico)". Além de parceiros de várias unidades da Embrapa, participam do projeto, parceiros externos, como a Agência Nacional de Águas (ANA) e a ONG The Nature Conservancy (TNC). O projeto, com duração prevista de três anos, iniciou-se em 2012 e encontra-se em fase de finalização. Estão previstos e em andamento resultados como: catálogo de projetos da Embrapa e parceiros atuando no tema em questão; nivelamento conceitual e troca de experiências entre pesquisadores no tema em questão; organização da informação e elaboração de base de dados; descrição e mapeamento dos PSA Hídricos no Brasil; ranqueamento de indicadores socioeconômicos e ambientais; consolidação de metodologias para apoiar a implantação e monitoramento dos PSA Hídricos e elaboração de instrumentos para a transferência dos resultados para os tomadores de decisão (PRADO et al., 2013). A partir da interação e troca de experiências desse grupo com outros grupos atuando no tema nos biomas brasileiros, de Norte a Sul do país, em 2014, foi criada uma rede de projetos intitulada Serviços Ambientais na Paisagem Rural. São mais de 60 projetos em andamento e planejados para atuação nos próximos 10 anos. O objetivo da Rede é desenvolver conhecimento e ferramentas para subsidiar ações e políticas de restauração, manutenção e ampliação dos serviços ambientais e fortalecer sistemas de produção com base sustentável em paisagens rurais (PRADO et al., 2015, no prelo). O presente capítulo pretende apresentar a importância dessas ferramentas, o seu potencial e limitações para apoiar os PSA no Brasil e para assegurar a manutenção dos serviços ecossistêmicos e ambientais e, por conseguinte, o bem-estar humano.
Thesagro: Recurso Hídrico
Ano de Publicação: 2019-01-03
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InstrumentosdeapoioaosprogramasdePSAhidricosnoBrasil.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace