Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1102095
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2018
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: SOUSA, S. M. de
PAIVA, C. A. O.
ANDRADE, D. L.
CARVALHO, C. G. de
RIBEIRO, V. P.
PASTINA, M. M.
MARRIEL, I. E.
LANA, U. G. de P.
GOMES, E. A.
Additional Information: SYLVIA MORAIS DE SOUSA TINOCO, CNPMS; CHRISTIANE ABREU DE OLIVEIRA PAIVA, CNPMS; Daniele Luiz Andrade, Bolsista; Chainheny Gomes de Carvalho; Vitória Palhares Ribeiro, Bolsista; MARIA MARTA PASTINA, CNPMS; IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS; UBIRACI GOMES DE PAULA LANA, CNPMS; ELIANE APARECIDA GOMES, CNPMS.
Title: Cepas de Bacillus e Azospirillum aumentam o crescimento e a absorção de nutrientes em milho em condições hidropônicas.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2018.
Pages: 31 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 184).
Language: pt_BR
Keywords: Bioestimulante
Crescimento de planta
Description: Microrganismos promotores de crescimento de plantas podem melhorar o rendimento e a qualidade das culturas e são essenciais para uma agricultura sustentável. Este trabalho teve como objetivo investigar o efeito de oito cepas bacterianas, inoculadas em diferentes concentrações, na promoção do crescimento de milho em solução nutritiva. A raiz de milho foi inoculada com cepas de Bacillus ou Azospirillum em concentrações que variaram de 105 a 108 unidades formadoras de colônia mL-1 e cultivadas em hidroponia. Diferentes características de raiz, peso seco e teor de nutrientes foram avaliadas nas plântulas de milho, além da produção, in vitro, de ácido indol-acético (AIA) de cada cepa. As linhagens de Bacillus e Azospirillum na concentração adequada aumentaram o peso seco, a área de superfície radicular e o teor de nutrientes de milho. A análise de componentes principais dividiu os microrganismos em três grupos principais. Todas as estirpes que produziram AIA demonstraram um efeito positivo no crescimento das plantas, estimulando o alongamento das raízes. Concluindo, os resultados mostraram que a inoculação bacteriana, em concentração adequada, promoveu a absorção de nutrientes e o crescimento de plantas em solução nutritiva.
Thesagro: Bactéria
Inoculação
Raiz
Zea Mays
Data Documento: 2018-12-19
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol184.pdf2,08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace