Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1101921
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agroindústria Tropical - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 18-Dez-2018
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: GUILHERME, A. de A.
RABELO, M. C.
COLARES, A. S.
NUNES, V. F.
PINTO, G. A. S.
LEITAO, R. C.
Informaçães Adicionais: Alexandre de Araujo Guilherme, Embrapa Agroindústria Tropical (bolsista); Maria Cristiane Rabelo, Embrapa Agroindústria Tropical (bolsista); Aldo Souza Colares, Embrapa Agroindústria Tropical (bolsista); Vanja Fontenele Nunes, Embrapa Agroindústria Tropical (bolsista); GUSTAVO ADOLFO SAAVEDRA PINTO, CNPAT; RENATO CARRHA LEITAO, CNPAT.
Título: Produção de n-butanol usando linhagens do gênero Clostridium sp.
Fonte/Imprenta: Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2018.
Páginas: 41 p.
Série: (Embrapa Agroindústria Tropical.Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 177).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Combustíveis renováveis
Fermentação ABE
Otimização de processo
Condições de cultivo
Engenharia evolutiva
Conteúdo: A crescente demanda global por energia tem impulsionado estudos para a diversificação da matriz energética mundial, buscando fontes sustentáveis em substituição aos combustíveis fósseis. Neste sentido, o n-butanol é um álcool com grande potencial para substituir a gasolina e que pode ser produzido por meio de processos biológicos, usando-se resíduos da agroindústria como substrato. Neste trabalho, o objetivo foi estabelecer uma rota biológica anaeróbia para produção de n-butanol a partir de microrganismos do gênero Clostridium sp. Durante os ensaios, foram testadas diferentes cepas microbianas, diferentes meios de cultura e formas de preparo, diferentes fontes de carbono e energia (glicose e glicerol), diferentes valores de pH inicial, diferentes tempos de incubação, processos com e sem agitação e o uso de práticas de engenharia evolutiva, a fim de se obter elevados rendimentos em n-butanol. Observou-se que, durante o processo, existe a ativação e inativação de diferentes rotas metabólicas a partir de diferentes condições de cultivo.
Ano de Publicação: 2018
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD18026.pdf751,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace