Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1101487
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2018
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: FARIAS, J. L. de S.
MESQUITA, A. M. S.
FERNANDES, F. E. P.
Additional Information: JORGE LUIS DE SALES FARIAS, CNPC; ANTÔNIA MARTA SOUSA MESQUITA, Pós-graduação / Bolsista da Embrapa Caprinos e Ovinos (CNPC) - Sobral, CE; FRANCISCO EDEN PAIVA FERNANDES, CNPC.
Title: Sistemas agroflorestais como inovação social na sustentabilidade de agroecossistemas de base familiar no semiárido cearense.
Publisher: Sobral: Embrapa Caprinos e Ovinos, 2018.
Pages: 23 p.
Series/Report no.: (Embrapa Caprinos e Ovinos. Documentos, 130).
Language: pt_BR
Keywords: Sistemas agroflorestais
SAFs
Transição agroecológica
Agroecologia
Processo participativo
Sistematização de experiências
Semiárido
Brasil
Description: A Caatinga vem sendo utilizada desde tempos do pré-descobrimento como fonte de alimentos para a população humana, seja pela ação catadora de frutos e caçadora pelos indígenas, seja pela exploração agrícola, pastoril e madeireira, intensificadas a partir da colonização pelo homem branco. As características edafoclimáticas da Caatinga impõem severas restrições aos diversos tipos de exploração agrícola de base intensiva, privilégio possível, apenas para alguns setores, porém inviável na maior parte de seu território. Por sua vez, a Agroecologia tem referenciado os Sistemas Agroflorestais (SAFs) como um modelo de produção de alimentos fundamentados no funcionamento dos ecossistemas naturais. Neste contexto, os SAFs podem surgir a partir da interface entre diferentes conhecimentos, iniciando um processo de transição sociotécnica. A utilização de uma abordagem de natureza construtivista realizada pela Embrapa Caprinos e Ovinos em comunidades rurais de Sobral, no estado do Ceará, permitiu o surgimento de SAFs como resultante de um processo de inovação orientada ao fortalecimento da autonomia dos agricultores familiares. Nesse sentido, foi realizada uma avaliação de um SAF a partir da sua implantação e envolvendo sua dinâmica por meio de critérios estruturais, funcionais, ecológicos e socioeconômicos. A partir desse estudo, constatou-se que o SAF pode emergir como uma inovação social, constituindo-se em um importante componente na reconversão de sistemas de produção e representando novas práticas para uma agricultura sustentável de base familiar para a convivência com o Semiárido.
Thesagro: Agricultura Familiar
Agricultura Sustentável
Desenvolvimento Sustentável
Caatinga
Comunidade Rural
NAL Thesaurus: Small farms
Rural communities
Rural development
Rural families
Agroecosystems
Agroecology
Brazil
Semiarid zones
Data Documento: 2018-12-13
Appears in Collections:Série Documentos (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPC2018Doc130.pdf4,14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace