Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1101292
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2018
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: SIMEONE, M. L. F.
DAMASCENO, C. M. B.
FIETTO, L. G.
CAMPOS, V. J.
PARRELLA, R. A. da C.
SCHAFFERT, R. E.
Additional Information: MARIA LUCIA FERREIRA SIMEONE, CNPMS; CYNTHIA MARIA BORGES DAMASCENO, CNPMS; Luciano Gomes Fietto, Universidade Federal de Viçosa; Valquíria Júnia Campos; RAFAEL AUGUSTO DA COSTA PARRELLA, CNPMS; ROBERT EUGENE SCHAFFERT, CNPMS.
Title: Genótipos de sorgo com potencial para sacarificação.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2018.
Pages: 19 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 182).
Language: pt_BR
Keywords: Pré-tratamento ácido
Hidrólise enzimática
Description: Entre as novas fontes de biomassa com características ideais para atender os desafios de sustentabilidade e utilização alternativa aos recursos fósseis, encontra-se o sorgo biomassa como uma fonte promissora para a obtenção do etanol de segunda geração. Neste processo de bioconversão da biomassa lignocelulósica em etanol, a principal etapa consiste em estabelecer um pré-tratamento adequado para remover lignina, hemicelulose e reduzir a cristalinidade, bem como o grau de polimerização da celulose, para torná-la mais susceptível à hidrólise enzimática e, consequentemente, à produção de açúcares. O objetivo do trabalho foi analisar a composição química e o potencial de sacarificação de cinco genótipos de sorgo desenvolvidos pela Embrapa e com características bioenergéticas diferentes, sendo dois genótipos de sorgo biomassa tipo bmr (201552B003 e 201552B18), um híbrido biomassa comercial (BRS716), uma linhagem comercial de sorgo sacarino (BRS511) e um genótipo experimental biomassa-sacarino (201641B-138). Os genótipos foram caracterizados quanto aos teores de celulose, hemicelulose, lignina, cinzas e rendimento de glicose após hidrólise enzimática da biomassa (sacarificação). Os dois genótipos de sorgo biomassa bmr e a linhagem comercial de sorgo sacarino (BRS511) apresentaram os menores teores de lignina, porém os genótipos de sorgo bmr apresentaram os maiores teores de hemicelulose. A conversão da biomassa pré-tratada em glicose foi mais eficiente para os genótipos 201552B003, 201552B18 e BRS511, sendo que o genótipo 201552B003 destacou-se por apresentar o maior teor de glicose após 72 horas de sacarificação (0,166 g.g-1). Esses resultados contribuem com informações para a utilização do sorgo biomassa como fonte de matériaprima para a obtenção de açúcares fermentescíveis para produção de bioetanol.
Thesagro: Sorghum Bicolor
Composição Química
Recurso Energético
Etanol
Year: 2018-12-12
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol182.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace