Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1101055
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2018
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: SOUZA, I. R. P. de
PINTO, M. de O.
PAULA, A. L. S. P. de
GUIMARAES, P. E. de O.
GUIMARAES, L. J. M.
TRINDADE, R. dos S.
Additional Information: ISABEL REGINA PRAZERES DE SOUZA, CNPMS; MARCOS DE OLIVEIRA PINTO, CNPMS; Ana Luíza Soares Pereira de Paula, Centro Universitário de Sete Lagoas, UNIFEMM; PAULO EVARISTO DE O GUIMARAES, CNPMS; LAURO JOSE MOREIRA GUIMARAES, CNPMS; ROBERTO DOS SANTOS TRINDADE, CNPMS.
Title: Seleção e introgressão da resistência ao mosaico-comum em milho via retrocruzamento assistido por marcadores moleculares.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2018.
Pages: 20 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 174).
Language: pt_BR
Keywords: Single Nucleotide Polim
Description: O mosaico-comum do milho, causado pela espécie de potyvirus Sugarcane mosaic virus (SCMV), destaca-se entre as viroses mais importantes na cultura do milho. O vetor mais eficiente na transmissão dessa virose é o pulgão-do-milho, Rhopalosiphum maidis. O monitoramento dessa virose por meio do controle dos pulgões com uso de inseticidas não é efetivo, sendo o método mais eficiente a utilização de cultivares resistentes. Para este intuito, uma das primeiras etapas é a caracterização de genótipos de milho quanto à resistência ao SCMV. A herança da resistência ao mosaico-comum do milho tem apresentado segregação, sugerindo o tipo monogênica dominante, facilitando a seleção fenotípica e a introgressão da resistência a esta doença em genótipos suscetíveis. O processo de introgressão pode ser acelerado com a utilização de retrocruzamento assistido por marcadores moleculares na recuperação do genoma do parental recorrente e seleção do loco-alvo com base no fenótipo, empregando inoculações artificiais. Os objetivos do presente trabalho foram (i) caracterizar genótipos de milho quanto à resistência a virose mosaico-comum, causada pelo SCMV, e (ii) introgredir a resistência ao mosaico em linhagens-elites suscetíveis empregando retrocruzamentos assistidos por marcadores moleculares e fonte de resistência de mesmo grupo heterótico da linhagem recorrente.
Thesagro: Genética
Melhoramento Genético Vegetal
Virose Vegetal
NAL Thesaurus: Potyvirus
Sugarcane mosaic virus
Data Documento: 2018-12-10
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol174.pdf2,61 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace