Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1100711
Título: Desempenho agronômico de cafeeiros recepados sob diferentes regimes hídricos e estratégias de adubação fosfatada.
Autor: VEIGA, A. D.
GUERRA, A. F.
CARVALHO, M. A. de F.
SANZONOWICZ, C.
ROCHA, O. C.
BARTHOLO, G. F.
Afiliación: ADRIANO DELLY VEIGA, CPAC; ANTONIO FERNANDO GUERRA, CNPCa; MILENE ALVES DE FIGUEIREDO CARVALHO, CNPCa; CLAUDIO SANZONOWICZ, CPAC; OMAR CRUZ ROCHA, CNPCa; GABRIEL FERREIRA BARTHOLO, CNPCa.
Año: 2018
Referencia: Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2018.
Descripción: Objetivou-se determinar estratégias de manejo de água e de adubação fosfatada para cafeeiros, após poda drástica, condições de Cerrado. O experimento foi instalado em 2011, na área experimental da Embrapa Cerrados, com a cultivar Rubi MG 1192, espaçamento de 2,80 m x 0,5 m. O ensaio foi instalado em diferentes regimes: irrigado ano todo; estresse hídrico controlado; e sequeiro. Anteriormente ao manejo com poda, foram conduzidas parcelas com doses anuais de 0, 50, 100, 200 e 400 kg ha-1 de P205. Posteriormente à recepa, foram testadas formas de adubação fosfatada: 60 kg ha-1 de P205, dose única aplicada em setembro na superfície; 300 kg ha-1 de P205, dose única aplicada em setembro, incorporada ao solo; e 300 kg ha-1 de P205, parceladas: dois terços em setembro e um terço em dezembro, na superfície. A produção de grãos e características de desenvolvimento foram analisadas. O uso da irrigação, especialmente com adoção do estresse hídrico controlado, melhora o crescimento e desenvolvimento do cafeeiro após a recepa, aumentando a produtividade quando comparado ao regime de sequeiro nas condições do Cerrado do Brasil Central. Doses elevadas de adubações fosfatadas após a recepa resultam em maiores valores de produtividade, de crescimento e de desenvolvimento vegetativo.
Thesagro: Café
Poda
Rendimento
Produtividade
Desenvolvimento Agrícola
Palabras clave: Desenvolvimento Vegetativo
Citación: (Embrapa Cerrados. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 343).
Tipo de Material: Folhetos
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Bolpd343.pdf1.96 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace