Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1100711
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Cerrados - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2018
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: VEIGA, A. D.
GUERRA, A. F.
CARVALHO, M. A. de F.
SANZONOWICZ, C.
ROCHA, O. C.
BARTHOLO, G. F.
Additional Information: ADRIANO DELLY VEIGA, CPAC; ANTONIO FERNANDO GUERRA, CNPCa; MILENE ALVES DE FIGUEIREDO CARVALHO, CNPCa; CLAUDIO SANZONOWICZ, CPAC; OMAR CRUZ ROCHA, CNPCa; GABRIEL FERREIRA BARTHOLO, CNPCa.
Title: Desempenho agronômico de cafeeiros recepados sob diferentes regimes hídricos e estratégias de adubação fosfatada.
Publisher: Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2018.
Series/Report no.: (Embrapa Cerrados. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 343).
Language: pt_BR
Keywords: Desenvolvimento Vegetativo
Description: Objetivou-se determinar estratégias de manejo de água e de adubação fosfatada para cafeeiros, após poda drástica, condições de Cerrado. O experimento foi instalado em 2011, na área experimental da Embrapa Cerrados, com a cultivar Rubi MG 1192, espaçamento de 2,80 m x 0,5 m. O ensaio foi instalado em diferentes regimes: irrigado ano todo; estresse hídrico controlado; e sequeiro. Anteriormente ao manejo com poda, foram conduzidas parcelas com doses anuais de 0, 50, 100, 200 e 400 kg ha-1 de P205. Posteriormente à recepa, foram testadas formas de adubação fosfatada: 60 kg ha-1 de P205, dose única aplicada em setembro na superfície; 300 kg ha-1 de P205, dose única aplicada em setembro, incorporada ao solo; e 300 kg ha-1 de P205, parceladas: dois terços em setembro e um terço em dezembro, na superfície. A produção de grãos e características de desenvolvimento foram analisadas. O uso da irrigação, especialmente com adoção do estresse hídrico controlado, melhora o crescimento e desenvolvimento do cafeeiro após a recepa, aumentando a produtividade quando comparado ao regime de sequeiro nas condições do Cerrado do Brasil Central. Doses elevadas de adubações fosfatadas após a recepa resultam em maiores valores de produtividade, de crescimento e de desenvolvimento vegetativo.
Thesagro: Café
Poda
Rendimento
Produtividade
Desenvolvimento Agrícola
Data Documento: 2018-12-04
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bolpd343.pdf1,96 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace