Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1100651
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Soja - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 2018
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: DIAS, L. A. F.
LOPES, I. de O. N.
CATTELAN, A. J.
DEBIASI, H.
SIBALDELLI, R. N. R.
KOSINSK, C. L.
SEIXAS, C. D. S.
ALMEIDA, A. M. R.
Informaçães Adicionais: LUANN AUGUSTO FESTRAS DIAS, UEL - Mestrando; IVANI DE OLIVEIRA NEGRAO LOPES, CNPSO; ALEXANDRE JOSE CATTELAN, CNPSO; HENRIQUE DEBIASI, CNPSO; RUBSON NATAL RIBEIRO SIBALDELLI, Matemático - Especialista em estatística; CRISTIANO LUIS KOSINSK, COAMO; CLAUDINE DINALI SANTOS SEIXAS, CNPSO; ALVARO MANUEL RODRIGUES ALMEIDA, CNPSO.
Título: Sistemas de cultivo utilizados na cultura da soja e efeito sobre a comunidade microbiana do solo.
Fonte/Imprenta: Londrina: Embrapa Soja, 2018.
Páginas: 20 p.
Série: (Embrapa Soja. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 16).
Idioma: pt_BR
Notas: Título em inglês: Soybean planting systems and effects on the soil microbial community.
Conteúdo: A rotação de culturas é estratégia importante no controle de insetos-pragas e doenças. No entanto, a dimensão de sua efetividade depende da duração da rotação e/ou do histórico do solo, das culturas implantadas no sistema, bem como a sequência e a frequência das mesmas. Este trabalho relata os efeitos de diferentes sistemas de rotação utilizando soja, milho, milho safrinha, tremoço-branco, ervilha-forrageira, trigo e aveia sobre a comunidade microbiana dos solos em sistema de plantio direto. Além desses tratamentos, foram considerados dois tratamentos testemunha: monocultivo de trigo e monocultivo de aveia, em sistema de plantio convencional. As amostras de solo foram coletadas em ensaio de rotação de culturas iniciado em 1989, tendo sido as avaliações realizadas no período de 2005 a 2015, por meio de duas séries de dados: a primeira foi obtida por leituras das absorbâncias da hidrólise de diacetato de fluoresceína de solos amostrados em quatro safras de inverno e cinco safras de verão, além de amostras de solo de mata nativa. A segunda, foi obtida pela contagem de unidades formado- ras de colônias de fungos, bactérias e actinomicetos que se desenvolveram nos meios de cultura específicos, durante três safras de verão consecutivas. As análises mostraram que a atividade microbiana, independentemente do método de avaliação, variou significativamente entre as safras. Os tratamentos envolvendo rotação de culturas em plantio direto apresentaram atividade microbiana significativamente superior aos tratamentos de monocultura em plantio convencional. Além disso, nos dois sistemas, constatou-se que diferentes culturas forneceram diferentes resíduos orgânicos, o que pode resultar em uma base alimentar diversificada promovendo a diversidade e a atividade de microrganismos. Finalmente, as flutuações observadas nas atividades microbianas foram interpretadas de acordo com as condições de precipitação pluviométrica (mm), umidade relativa (%), temperaturas máxima e mínima (ºC) registradas durante as safras.
Thesagro: Soja
Rotação de Cultura
Bactéria
Fungo
NAL Thesaurus: Soybeans
Cropping systems
Microbial communities
Ano de Publicação: 2018-12-04
ISSN: 2178-1680
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOLETIMPD16.pdf3,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace