Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1100527
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agrossilvipastoril - Circular Técnica (INFOTECA-E)
Data do documento: 2018
Tipo do Material: Circular Técnica (INFOTECA-E)
Autoria: SPERA, S. T.
BALDONI, A. B.
MAGALHÃES, C. A. de S.
ANTONIO, D. B. A.
TONINI, H.
Informaçães Adicionais: SILVIO TULIO SPERA, CPAMT; AISY BOTEGA BALDONI TARDIN, CPAMT; CIRO AUGUSTO DE SOUZA MAGALHAES, CPAMT; DIEGO BARBOSA ALVES ANTONIO, CPAMT; HELIO TONINI, CPPSUL.
Título: Adubação da castanheira-do-brasil Estado da arte.
Fonte/Imprenta: Sinop: Embrapa Agrossilvipastoril, 2018.
Série: (Embrapa Arossilipasoril. Circular técnica, 5)
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Castanheira-do-brasil
Conteúdo: A castanheira-do-brasil (Bertholletia excelsa) é uma espécie arbórea, que ocorre na região Amazônica e tem acentuada preferência por terras altas e de características argilosas e argilo-cascalhentas. Os solos para a cultura devem ser profundos, bem drenados, de textura média a argilosa, topografia plana a suave-ondulada e não sujeito a inundações (Locatelli et al., 2002). A espécie mostra desenvolvimento adequado, em altura e em diâmetro, quando plantada em solos com pH ácido, baixos valores de saturação por bases, baixa capacidade de troca de cátions e até em elevados valores de saturação por alumínio (Locatelli; Souza, 1990; Locatelli et. al., 2002). É encontrada, em estado nativo, em áreas onde ocorrem os tipos climáticos Aw, Am e Af de acordo com a classificação de Köppen, mas concentra-se especialmente em locais com Aw ou Am. Requer precipitações pluviais mé¬dias anuais entre 1.400 e 2.800 mm. A temperatura média anual ideal para o crescimento e desenvolvimento oscila entre 24,3°C e 27,2°C, a média anual da umidade relativa do ar entre 79% e 86%, variando durante os meses entre 66% e 91%, e não suporta ventos frios (Diniz; Bastos, 1974). O interesse no plantio comercial da castanheira-do-brasil vem aumentando, considerando sua importância socioeconômica e alto valor comercial de suas castanhas. Em contrapartida, são encontradas muitas barreiras técnicas, re¬lacionadas à falta de estudos com a espécie, seja na produção de mudas, manejo e tratos culturais. O modo de plantio das mudas de castanheira-do-brasil é semelhante ao de qualquer outra espécie florestal. Apesar de ser espécie com característica de rusticidade, não se faz necessário efetuar um preparo de área de maneira distinta, o que facilita as operações de plantio e tratos culturais.
Thesagro: Adubação
Ano de Publicação: 2018-12-01
Aparece nas coleções:Circular Técnica (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018cpamtsilviosperaadubacaocastanheiradobrasilestadoarte.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace