Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1100526
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agrossilvipastoril - Circular Técnica (INFOTECA-E)
Data do documento: 2018
Tipo do Material: Circular Técnica (INFOTECA-E)
Autoria: SPERA, S. T.
MAGALHÃES, C. A. de S.
CHITARRA, L. G.
GALBIERI, R.
Informaçães Adicionais: SILVIO TULIO SPERA, CPAMT; CIRO AUGUSTO DE SOUZA MAGALHAES, CPAMT; LUIZ GONZAGA CHITARRA, CNPA; RAFAEL GALBIERI.
Título: Escarificação em áreas de lavouras e pastagens em Mato Grosso: quando e como efetuar.
Fonte/Imprenta: Sinop: Embrapa Agrossilvipastoril, 2018.
Série: (Embrapa Agrossilvipastril. Circular Técnica, 4)
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Mato Grosso
Escarificacao
Conteúdo: Em muitas áreas de lavouras e pastagens cultivadas no estado de Mato Grosso tem sido constatada a presença de camadas compactadas, com distintos graus de dureza. Em uma grande extensão dessas áreas, a presença de compactação severa do solo tem causado restrições impactantes ao desenvolvimento radicular das plantas. As causas dessa compactação são variadas e se devem a modificações de natureza química, físicas e biológica do solo. A compactação em solos tropicais tem origem a partir do momento em que o solo sofre perda da cobertura vegetal original. Os latossolos, e os nitossolos e argissolos tropicais têm natureza mineralógica oxídica ou caulinítico- oxidíca, isto é, são solos nos quais predominam minerais formados a partir de intenso intemperismo climático. Esse intemperismo causado pelas elevadas temperaturas aliadas à pluviosidade intensa torna esses solos ácidos como resultados da remoção de bases trocáveis resultantes da dissolução da estrutura cristalina dos componentes do solo (Lepsch, 2011). Nesse meio ácido, as argilas e óxidos resultantes se ligam, na forma de flocos que fazem com que a estrutura desses solos seja composta por grãos de argila fortemente microestruturados. Entretanto, isso confere a esses solos elevada permeabilidade à água e ao ar e solos com baixa densidade, o que favorece a microbiota e ao desenvolvimento radicular (Denardin; Denardin, 2015). Assim, na natureza, os solos caulinitico-oxídicos absorvem os elevados volumes de chuvas comuns nos trópicos.
Thesagro: Lavoura
Pastagem
Ano de Publicação: 2018-12-01
Aparece nas coleções:Circular Técnica (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018cpamtsilviosperaescarificacaolavourapastagemmatogrosso.pdf2,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace